07/09/2017

É só amanhã


Do outro lado da janela ela via as gotas grossas de chuva chocarem-se violentamente contra o vidro e ouvia o vento que uivava ameaçador, vez ou outra fazendo as gotas menores rodopiarem pelo ar livre. Sozinha no minúsculo apartamento, fitava com atenção descomedida a velha mancha redonda de café sobre a mesa branca de duas cadeiras. Lembrava da história de quando havia a comprado, numa liquidação eterna de "é só amanhã" das Casas Bahia. A vendedora robusta unia estilos distintos com seu batom roxo escuro nos lábios e colar com um Om¹ recortado em madeira escura. Hippie e gótica mantinham-se numa linha tênue para ela. De tanta especificação técnica que a moça havia dito que a mesa possuía, ela só lembrava do MDF antimanchas e as dobradiças que a faziam subir ou descer igual às mesinhas das poltronas de avião. No intuito de economizar espaço, ela descobriu que a mesa não cumpria nenhuma de suas funções. Três meses depois de instalada por um moço risonho que veio à sua casa entregar a mesa compacta, ela sucumbiu ao fracasso quando não aguentou a xícara de café quente sobre si deixando um rastro amarronzado na madeira branca e pouco depois desistiu de vez de subir e alinhar-se na extensão da parede. Teimosa, ocupava um espaço precioso do pequeno apartamento, dificultava a abertura da porta e rangia reclamações a cada novo esbarrão em suas quinas. Com a energia elétrica cortada, o silêncio só não se tornara tedioso devido as gotas com seus ruídos díspares. O gato siamês que observava atento à animação em frente à janela, saltou do sofá e ronronou manhoso quando subiu na mesa tapando a mancha de café. Um trovão assustou a ambos, que atônitos, voltaram a atenção para a janela. Ela esfregou a cabeça peluda do bichano e sorriu. Se a mesa funcionasse como devia, a cena não seria possível. Ainda bem que ela não funcionava direito. Animais e coisas se parecem mesmo com seus donos.

¹O Om (ॐ) é o mantra mais importante do hinduísmo. Essa sílaba única, Om, vem dos Vedas. Como uma palavra sânscrita, significa avati raksati – aquilo que lhe protege, lhe abençoa. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto, Shabda Brahman.

2 comentários:

  1. Mesmo em poucas linhas você sempre encanta nos contos aiai, não canso de vir aqui pra dizer o quanto amo sua escrita <3 beijo!

    Ray e os Dezoito

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto tanto da tua escrita, sério. Espero um livro teu na minha estante ainda, visse <3
    E sim, animais e coisas se parecem muito com seus donos.
    Beijosss
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.