15/04/2017

O que são Writing Prompts?

Closeup Photo of Blue Pen Tinted Spiral Notepad Placed Beside Pen Die Cast Car and Coffee Cup

Eu amo escrever. Provavelmente é a coisa que mais me deixa feliz — depois de feriados prolongados, claro. Mas uma questão que sempre me irrita é o bloqueio criativo. E me irrita ainda mais ler ou ver dicas sobre criar inspiração para escrever e a maioria se volta para o "combo" ler-sair-música-blá-blá-blá, como se isso já não fosse óbvio o bastante, né? Poxa, e quando você é uma pessoa que sai todos os dias às sete da manhã já ouvindo música e lendo, mas mesmo assim não tem milagre que faça vir alguma ideia para escrever?

É claro que às vezes uma faísca divina me atinge e me vem a loucura na hora de pegar a caneta e escrever. Mas como não é sempre que acontece — e às vezes quando acontece não chega a ser finalizado —, fazia um tempo que eu buscava ideias do que escrever. Sim, algo como caminhos. Iguais os temas de redação que éramos obrigados a fazer na escola. Naquele tempo surgia bem mais efeito ter para onde seguir e resolvi procurar pelo mesmo apoio já velho amigo — ou nem tanto assim.

Umas pesquisas na internet e descobri que são chamados de Writing Prompts — ou caminhos de escrita (numa tradução não-literal). Eles podem ser com frases de início, diálogos, questões a serem resolvidas, personagem ou simplesmente temas curtos. É uma lista extensa de ideias e o melhor é que nunca se corre o risco de sair textos iguais, porque os Writing Prompts costumam ser bem sucintos. O chatinho é que a maioria dos sites, blogs e tumblrs que os disponibilizam geralmente são em inglês, mas nada que uma ajudinha do Google Tradutor não facilite, né? Ah, traduzir a página inteira é mais prático. Então eu conheci vários sites e compilei aqui todos os que achei mais úteis:
INSPIRING BIRD: Um Tumblr com algumas dicas de escrita com temas curtos. Daqui saiu a inspiração para escrever Duas Estradas de Terra.
GAMBIARRA LITERÁRIA: Blog que infelizmente está desativado há quatro anos, mas contém exercícios de escrita variados, que unem imagens, frases iniciais e limites de caracteres.
642 Coisas sobre as quais escrever: Lista que conta também com uma grupo no Facebook, já me ajudou bastante. Devo ter feito uns quatro da lista.
RONIZE ALINE: Esse é meu preferido. Além dos que ela deixou no post, ela tem um eBook que pode ser baixado pelo e-mail e tem cerca de 32 dicas de escrita, de todos os estilos: diálogos, cenas de ação, frases de início. Recomendo!
DICAS DE ESCRITA: 10 exercícios aleatórios de escrita. Não são realmente Writing Prompts, mas são bem desafiadores.
LENDO.ORG: Eu recomendo esse site por inteiro. Tem dicas de livros para melhorar a escrita e entrevistas com vários autores.
PROMPTS DE ESCRITA (em inglês): Tumblr focado só nessas coisinhas abençoadas. Como ele é só escrito mesmo, dá pra traduzir tudo se você utilizar o navegador Google Chrome (não sei como funciona nos outros, hehe).
GIZMODO (em inglês): Site que une prompts à imagens. Há fotografias e ilustrações que despertam um interesse em explicar como se chegou aquela situação.
WRITER'S DIGEST (em inglês): Blog de ajuda aos escritores com uma página inteiro dedicados aos Writing Prompts.
WRITING PROMPTS (em inglês): Esse Tumblr tem dicas para escrita somente em imagens, ou seja, tem que se ter um mínimo de inglês para entender, ou paciência pra ir escrevendo no Google Tradutor.
CREATIVE WRITING PROMPTS (em inglês): Esse também é chatinho porque ele até traduz pelo navegador, mas devido à configuração do site, fica meio confuso. São 346 temas de escrita. Vale o esforço de ter um trabalhinho pra traduzir.
WRITER'S FIRST LINE GENERATOR (em inglês): Site que gera primeira linha de texto. No mesmo site, dá pra gerar nome de personagem, ideias de plot, locais fictícios, perfil de personagem e exercícios aleatórios. Quase um cardápio completo. Tem um texto do blog que foi feito com base numa ideia dele, o Ecos Ocos.
CREATIVE WRITING NOW (em inglês): São 44 temas, de ideias com três elementos, a desafios pessoais de redação criativa. Daqui do blog, Acredite em Sua Sorte foi escrito com base em três (sim, três) prompts de escrita diferentes.
Ufa! Depois de tantos links com tanta ideia, não tem mais desculpa pra não escrever, hein?
Um conto, um poema, uma crônica ou o início de um livro. Quem sabe não nasce a faísca literária? 

35 comentários:

  1. Eu acho engraçado que tenho listas e mais listas de writing prompts vindos da minha própria cabeça, mas é difícil que algo saia deles. Acho que já os inventei com algumas expectativas sobre o que escrever, e geralmente são histórias complexas que precisam de muito tempo, muita paciência e muita inspiração. Os que você indicou, por outro lado, por me serem novidade e não estarem poluídos com minhas próprias expectativas, me pareceram extremamente instigantes! Adorei! Obrigada demais por este post. Já está salvo nos favoritos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quando a gente cria os nossos próprios acaba caindo também naquela zona de conforto dos textos inacabados. Eu tinha pegado alguns desses e anotado pra tentar algo depois, mas deu no mesmo: por já saber o que seria caiu no limbo e lá ficou. O bom é pegar o writing prompt e já tentar escrever alguma coisa ali mesmo, na hora. Mesmo que se forçando a escrever, mesmo que não fique concluído, porque daí já é um começo.

      E que bom que ajudou!

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  2. Menina, adorei o post (vou deixar salvo nos meus favoritos!).
    Sobre writing prompts, adoro pegar lá no pinterest! Tem um monte! :D (Até fiz um board de escrita criativa, pra poder salvar tudo).
    Recomendo!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fê! Volte sempre que precisar de novas inspirações, viu? Menina, sério mesmo que tem no Pinterest? Eu até tenho conta lá, mas vou te confessar que sou bem largada com ela, viu? Mal atualizo e não uso em nada pra me inspirar, mas depois que você deu essa dica vou tentar frequentar mais vezes por lá. Agradeço a recomendação!

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  3. Selma.
    EU
    TE
    AMO
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    Sériooooo. Como assim? Estou boquiaberto. Como você mesmo já sabe, deixei de publicar poemas e textos no Acesso Permitido. Motivos? Iniciei um novo projeto relacionado com a escrita. E agora você me bombardeia de links úteis pra me ajudar nesse projeto!
    WHAAAATTT?
    Eu não poderia ser mais grato. Sério. ♥ Obrigado.

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elcimar.
      EU
      TAMBÉM
      TE
      AMO

      Eu nem me liguei disso e tinha esse post pronto até há um tempo já, aconteceu de eu liberar agora devido a (justamente) um bloqueio criativo para escrever um post novinho em folha. E calhou de ter sido bem agora, né? Enfim, boas inspirações, ótimos poemas e nos traga muitas novidades, viu? Só com seus textos você já está me agradecendo mais que o necessário, haha.

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  4. Não sou muito de escrever histórias, mas esses writing prompts me deram uma vontade! Vou arriscar, adorei :)

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se bobear, ainda dá pra usar de inspiração pra desenho ou até para posts mesmo, viu? Arrisca sim, vale a pena dar uma forcinha pra o dom da escrita resolver aparecer, haha.

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  5. Muito, muito, muuuuuuuuuuuuito obrigada por esse post! haha Eu tava numa onda de bloqueio criativo em relação a minha escrita que já tava quase pedindo pra minha amiga rezar o Sequeri pra minha criatividade sumida voltar hahah (só funciona quando ela reza, não eu - acho que porque não sou muito religiosa, mas acredito em simpatia e essas coisas kkk). Vou salvar esse post para ter acesso a todos os links quando precisar. Beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, que bom que vai te ajudar! ♥ Deve ser por isso mesmo kkkk Pior é que às vezes nem reza resolve o problema do bloqueio criativo, né?

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  6. Às vezes me lembro que existem esses atalhos huahua, também costumo fazer um brainstorm ou um moodboard. Escrevo várias palavras que gosto e me inspiram, faço um quadro com elas. E também acrescento fotografias que me dão uma sensação boa, tanto por causa das cores, quanto pelo conceito.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brainstorm eu já até vi falar, mas não conheço moodboard ainda, vou procurar aqui pra ver se me ajudar um pouco também. Essa do quadro vi uma youtuber dando essa dica uma vez, mas nunca tentei. Fotografias sempre me inspiram muito também, ainda mais as fotos de casais, gosto de imaginar a história por trás daquele momento e escrever todo o desenrolar para o depois. É até meio mágico, né?

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  7. Parei no seu blog aleatoriamente e já favoritei, amei essa postagem, era uma coisa que eu estava precisando, pois fico com vontade de escrever, porém estou sem ideias rs, preciso de uma inspiração e esses sites - que já dei um olhadinha - tenho certeza que me ajudarão muito. Obrigada, obrigada! hahah

    Abraços,
    pile of roses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que você caiu aqui num post que lhe será tão útil! Sinta-se à vontade para voltar sempre, viu?

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  8. Eu estava, justamente, precisando desse post! Selma, você me salvou mesmo. Ando num bloqueio criativo que nem eu aguento mais, vou olhar todos esses links que você disponibilizou e salvar o post nos favoritos, com certeza. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Gabi, fico muito feliz por um post ter sido tão útil pra você! Pode salvar e voltar sempre pra conferir. Garanto que vários deles vão te ajudar muito, viu?

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  9. MEU DEEEEEUS
    MUITO MUITO MUITO obrigada por esse post. Até favoritei ele aqui pra ver mais tarde com calma. Era o que eu estava precisando pra inciiar meu proximo livro. OBRIGADA MSM <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo carinho. NÃO TEM DE QUÊ, haha! Que bom que vai ficar aí nos favoritos, viu? Livro? Sério mesmo? Puxa, toda sorte do mundo! E muita, muita inspiração pra você nesse novo projeto.

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  10. Eu também adoro escrever mas quando a gente não está inspirada não tem jeito, tem que acabar fazendo outra coisa.
    Eu entrei em alguns dos sites que você indicou e achei alguns com propostas bem legais, tipo "abrir o dicionário aleatoriamente e definir um significado imaginário para um palavra que a gente não conhece"...
    É pra colocar a nossa criatividade pra funcionar mesmo hahaha
    Beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou faz outra coisa ou se força a ter inspiração, né? O ruim é que a maioria dos textos que escrevo forçada pelos writing prompts geralmente não são concluídos ou não ficam tão bons quanto queria, mas pelo menos já é um exercício a mais.
      Isso, é bem assim mesmo! Pode até não sair um texto completo, mas com todas essas inspirações alguma coisa sai!

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  11. Gostei MUITO desse post! Não sabia o que era writing prompts e agora não vou mais largar. Já salvei esse seu post nos meus favoritos <3 Fui nesse Inspiring Bird e adorei essas frases soltas prontas para virarem um conto ou história interessante.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Thami! Não largue mesmo porque é uma ajuda pra vida toda, viu? Apesar de ter poucos prompts, o Inspiring Bird é bem direto ao ponto nas ideias.

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  12. Eu tenho problemas seríssimos com bloqueio criativo. Agora, por exemplo, estou em plena semana de provas e já sei que meu blog vai ficar parado por pelo menos uma semana. Não consigo me organizar ao ponto de deixar a cabeça se sentir inspirada iauhe. Mas eu amo esse tipo de coisa. Já participei do 642 coisas há algum tempo e vivia tentando escrever sobre os temas expostos, mas depois perdeu a graça e deixei de lado. Agora quero voltar a tentar, mas sempre fico com um pé atrás. Mas é super útil ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quem não tem né Kelly? Por aqui, o blog ficou parado por quatro dias, depois cinco, depois seis. Com o acúmulo de trabalhos é bem possível que me vá acontecendo o mesmo. Às vezes a gente até força, mas não vai, né? Tanta loucura com a faculdade que não sobra inspiração nenhuma pra outra coisa. Ah, o 642 é puro amor, acho que fiz uns três temas e outros tantos amei, mas não tive ideia de como começar haha.

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  13. Sou APAIXONADA por writing prompts desde que comecei a escrever, ou seja, sempre! HAHAHAHA Tem alguns tão desafiadores, né? Curto demais. A sua lista ficou fenomenal, não conhecia alguns dos links que você citou, mas já salvei por aqui. Obrigada. <3

    Saudades de passar pelo seu cantinho online! Estou indo fuçar tudo que perdi nesses últimos tempos. hahaha

    Beijão,
    Attraversiamo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os desafiadores são os mais legais de se fazer, pena que geralmente são os que eu nunca consigo finalizar... Vai sim Vic! Aproveita pra ler tudo e voltar sempre que quiser, viu?

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  14. Amei isso! Mesmo tendo a maioria dos links em inglês são bem úteis para despertar a criatividade da escrita né!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim! E até com um inglês bem básico já dá pra desenrolar.

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  15. Que máximo! Eu não fazia ideia de que isso existia, hahaha. Escrever nunca foi meu forte, as vezes rola uma coisinha ou outro mas, como não acho que mando bem, deixo só pra mim nos meus cadernos, hahaha.

    Fiquei curiosa por essa lista de 642 coisas e fui dar uma olhada, tem muitas sugestões legais, fiquei até com vontade de responder tudo mas como uma tag :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso existe pra salvar a vida de quem escreve, viu? Acho que até pra quem não costuma escrever eles ajudam a desenvolver um senso criativo muito bom. Recomendo, viu?

      Será que dá pra responder como tag? Acho que seria uma boa, viu? Vou querer ver se você postar.

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  16. AAAAAAAAAAH, vou salvar tudo aqui e começar a escrever. QUE MARAVILHOSO ISSO, NÃO CONHECIA, SOCORR! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAHHH que bom!

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  17. Ótimo post Selma!!! De fato, temos um bloqueio criativo, por isso já vou salvando nos favoritos seu post aqui porque vai me ajudar muuito. Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que te ajude muito, viu? Já que você salvou, sinta-se à vontade para voltar sempre!

      Obrigada pelo comentário! ♥
      Beijão! :)

      Excluir
  18. Obrigada pelo comentário! ♥
    Beijão! :)

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.