08/03/2017

Existimos. Resistimos.



Um dia, ainda durante a infância, reparei na quantidade de coisas que os meninos podiam fazer e as meninas não, e só com o motivo de o sermos. Outro dia, questionei porque a freira precisava andar coberta e o padre poder usar roupa normal. Reclamei a mesma coisa das muçulmanas. E isso tudo, claro, sem entender a questão religiosa envolvida. Outra vez eu achei muito injusto quando meu pai me disse que eu precisava ajudar na cozinha quando fosse pra casa da tia só porque era "coisa de mulher", enquanto ele se reunia com os irmãos e cunhados para beber cerveja — o que não significa que eu queria fazer o mesmo, mas e se o quisesse? E, porque quando crianças, devemos nos sentar como "mocinha"? Afinal de contas, quem define o que é ser mocinha? Finalmente, num dia que prefiro esquecer, aprendi que assim que nosso corpo ganha reles curvas passamos a ser vistas de um modo intimidador.

Por tanto tempo aprendemos a reprimir o ímpeto da resposta, a aceitar de cabeça baixa as imposições de uma sociedade que faz questão de nos diminuir sem motivo nenhum para a humilhação. Mas existiram mulheres que também perceberam o erro impregnado. E lutaram. Lutaram para que o nosso dia fosse hoje reconhecido e nossa voz, ouvida. O Dia Internacional da Mulher é, muito além da data, um reconhecimento de algo que não deveria ter sido necessário de provar. Não somos obrigadas a nada, do mesmo jeito que os homens também não são. Somos, acima de tudo, iguais. E damos a cara pra bater. Saímos com uma armadura recobrindo o peito e uma coragem pra enfrentar um mundo que não foi feito para nós, mas que o fazemos cada dia ser um pouco mais respeitoso. Somos mulheres. Heroínas da nossa própria história. Existimos. E resistimos.


21 comentários:

  1. É a sua voz no texto, mas é, também, a voz de todas as mulheres. De todas as heroínas. Parabéns para a gente! E parabéns a você, pelo texto maravilhoso, por ser maravilhosa ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lari! É a voz que pulsa em nosso interior e é compartilhada por toda nós! E você que é maravilhosa ♥

      Excluir
  2. Geeeeeeente! Que texto mais maravilhoso é esse? Falou tudo! Preciso compartilhar, pois mais pessoas precisam e devem ler essas palavras. Não tenho nem o que comentar pois eu super concordo com tudo. Temos o direito de igualdade e não deveríamos lutar por algo é deve ser nosso por direito.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilhe com o mundo! A gente sempre precisa mostrar a nossa voz, por onde formos! Sim ♥

      Excluir
  3. Oee!
    Quem amou o post? EU!
    Me lembro de quando eu era criança e eu sempre fui mais "moleca" (odeio essa palavra, mas não sei nenhum pra substituir socorro), então queria jogar bola com os meninos, andar de bicicleta, sentar com as pernas abertas que nem eles, mas TODO MUNDO me repreendia. Eu não gostava de usar vestido, porque eu queria a liberdade de botar as pernas onde eu quisesse, mas menininha de shorts ou calça é feio. Ganhei minha primeira calça com 10 anos. FUCKING 10 ANOS. Hoje, muita gente na família acha que sou lésbica. Ah, se eles soubessem... hahaha abafa mulher, nem eu sei.
    Hoje sou a maior patricinha que você respeita, mas fico triste de lembrar que sempre lutei contra esse patriarcado maldito mesmo sem perceber. Somos sobreviventes.
    ** Agora que eu vi o negócio do xeroque rolmes e quase morri de rir hahaha **
    Beijos
    Se Esse Mundo Fosse Meu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Thainara! ♥ Eu senti na pele tudo isso que você passou também, e a gente costuma não perceber o real significado disso até ter a consciência do quão errado isso é, né? Somos sobreviventes!

      Excluir
  4. A luta é diária. A luta é constante. A luta é permanente.
    Espero que a gente ganhe voz e vença.

    Que este dia renove a nossa energia!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia a luta acaba e a gente verá só as glórias de tudo isso! ♥

      Excluir
  5. Esse vídeo diz tudo né? Infelizmente ainda lutamos diariamente pra termos nosso lugar respeitado. A luta não é fácil mas a gente não desiste. E isso é lindo e inspirador. Amo ser mulher/menina e vou continuar fazendo tudo "como uma menina". ;) Gostei muito do seu texto!
    Beijos, adorei o post!

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vídeo da Always mexe muito comigo e me fez parar pra pensar em muitas coisas. O quanto que a gente passa pra ser moldada por essa sociedade, né?
      Obrigada! Beijão ♥

      Excluir
  6. Desde cedo é imposto a todas nós mulheres como devemos nos portar/falar/agir diante de uma sociedade medíocre, mas isso já está mudando e seguiremos na luta por um mundo mais igualitário. Ótimo texto. Feliz dia nosso, pra todas as guerreiras desse mundão.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. ai que lindo o post, acho que não é insulto quando alguém me diz que eu faço igual uma menina, porque cara, eu sou uma menina, e isso não me encomoda nenhum pouco por ser uma pessoa do sexo femino

    http://dosedestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos meninas e fazemos coisas como as meninas fazem, mas quer saber? É do melhor jeito que fazemos! ♥

      Excluir
  8. O post mais maravilhoso que você respeita né miga haha , adorei , as imposições contra as mulheres só crescem ser mulher desde sempre é uma luta diária, em busca de igualdade , direitos e acima de tudo RESPEITO , e o que mais falta não só pelo machismo dos homens , mas pelo machismo das próprias mulheres que não se dão o valor necessário e se colocam abaixo dos homens e julgam outras mulheres , mesmo sabendo que estamos no mesmo barco ...Me lembra uma frase de Simone de beauvoir , que fala algo sobre o opressor ter mais força quando tem apoio dos próprios oprimidos, o que não só é a realidade do Brasil, como no mundo. ..

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai obrigada! ♥ Eu não conhecia essa frase, mas amei!
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  9. Eu odiava quando meu pai falava para eu sentar igual mocinha, enquanto ele sentava com as pernas arreganhadas. Foi um alívio e liberdade quando ele saiu de casa.

    Eu amo esse vídeo, vi um tempo atrás assim que foi lançado <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Always arrasou com meu coração nesse vídeo ♥

      Excluir
  10. Selmaaaa! Que postagem incrível. E que pena que eu não consegui aparecer aqui no dia que você publicou ela. Uahauahuaha. Mas enfim. Concordo. É extremamente triste essas concepções que socialmente nos são impostas. E pensar que há quase três décadas, nossa Constituição Federal normatiza a igualdade, não só perante a lei dos gêneros. Espero que essas assepçoes possam mudar, de fato. Outro dia eu tava lendo uma "brincadeira" que apareceu no Facebook pra mim. E era assim... Um rapaz estava no carro com seu pai, e os dois sofreram um grave acidente. O pai dele morreu. E ele foi levado para o Hospital mais próximo para que fizessem uma cirurgia de emergência. Quando chegou no hospital, ele foi atendido pelo profissional mais experiente de lá. E quando o viu, disse: "não posso fazer a cirurgia nele, ele é meu filho!".
    Automaticamente pensei: ue, mas o pai dele não tinha morrido? E comecei a pensar na possibilidade de ele ter até dois pais. Quando na verdade. O profissional mais experiente é a mãe dele! Uma mulher! Que na história não passou pela minha cabeça. E eu fiquei destruído depois, pensando... Como que tudo é tão bem lá dentro da gente mesmo. Por mais que eu sempre dissesse que respeito às mulheres e tudo mais, eu não tinha cogitado a possibilidade de ser a mãe dele! E porque isso? Porque já tá lá dentro. Coisa imposta há anos pela sociedade de que médicos são homens e essas coisas. Uma pena. Mas espero me mudar, e que todos possamos mudar. Nem que isso demore.
    FELIZ DIA DA MULHER! 😍❤🌞😆😝💥

    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi essa brincadeira! E acabei tendo a mesma opinião que você... :/ Fiquei bem chateada porque eu também parei pra pensar que nem eu tive a consciência de pensar que seria sua mãe. É tudo tão firme em nós mesmos, né?
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  11. Feliz dia da mulher, meu bem! "Atraso", sem levar em consideração que nosso dia é todo dia. Que texto lindo! Me arrepiei lendo, você escreve muito bem. Sabe o que me deixa EXTREMAMENTE irritada? Em um relacionamento heterossexual, por exemplo (citei esse porque temos uma relação de opressor vs oprimido), enfim! Os homens dizem que "ajudam" as mulheres. E as mulheres ficam felizes quando o marido "ajuda". Não é ajuda! É obrigação dos dois! A gente ajuda uma pessoa quando ela não esta conseguindo fazer um trabalho da faculdade, a faculdade é ela quem faz então a gente AJUDA. Agora serviços de casa? Não tem que ajudar, tem que dividir! Quando você falou que seu pai "pediu pra você ajudar" eu lembrei disso. Não o culpo, essa sociedade e cultura machista acaba com as pessoas!
    Enfim... o texto está ótimo, já falei né? ��

    Beijocas,
    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.