10/03/2017

Top 5 livros que li da biblioteca


Comecei a ler mais só por volta dos onze anos. Talvez um pouco tardio se comparado a algumas pessoas que dizem terem lido seu primeiro livro aos quatro ou cinco anos — em alguns casos até três. Lembro que meu primeiro livro veio da biblioteca da minha escola. A bibliotecária era uma das mulheres mais legais que conheci na vida e além de saber milimetricamente onde ficava cada livro, ela ainda fazia alguns artesanatos e ensinava a quem queria aprender. Graças a ela, matei algumas aulas — com a desculpa que tinha a aula vaga —, mas descobri um amor que jamais findou e serviu de base para a faculdade.

Desde então meu acervo próprio de livros cresceu muito. Ainda mais de uns três anos pra cá. Da última vez que contei, tinha 78 livros, mas em janeiro desse ano contabilizei somente os não lidos e deu um total de 49, então provavelmente já tenho mais de 100 no total. Mas mesmo com tantos livros em casa, ainda continuo pegando muito livro emprestado da biblioteca, lendo muitos e-books também e comprando vários físicos, o que é um erro, porque a lista de não lidos só continua subindo. Mas muitos dos livros que eu li pela biblioteca ainda tenho vontade de tê-los físicos — o que é bem desnecessário, mas enfim...


5º | FELIZ ANO VELHO
Publicado originalmente em 1982, o livro é um relato verdadeiro do acidente que deixou Marcelo tetraplégico, a poucos dias do Natal de 1979. Jovem paulista de classe média alta, vida boa, muitas namoradas, estudante de Engenharia Agrícola na Unicamp, ele vê sua vida se transformar num pesadelo em questão de segundos. Durante um passeio com um grupo de amigos, Marcelo, de farra, resolve dar um mergulho no lago. Meio metro de profundidade. Uma vértebra quebrada. O corpo não responde. Começa ali, naquele mergulho, a história de Feliz Ano Velho. 
Com uma sinopse dessa é bem provável que a história pareça ser triste, mas é muito pelo contrário. Após o acidente, Marcelo passa a ver a vida de uma outra maneira e costuma comumente pensar nos momentos antes e após a tetraplegia. Com algumas cenas hilárias e vários relatos que contam muito da história de momentos importantes do Brasil, eu comecei a ler por uma indicação da Manie do blog Pe-dri-nha num post em que ela tinha conhecido o autor num evento.


Resultado de imagem para coração de tinta livro4º | CORAÇÃO DE TINTA
Há muito tempo, Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência, não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica.
Lembro da magia que esse livro me proporcionou. Acredito que tenha sido um dos primeiros de fantasia que li na vida e todos os locais descritos nele são minuciosamente detalhados, mas de um jeito que flui leve e com um ritmo suave. Meggie é a menina na qual nos inspiramos e queremos ser. É uma menina forte, com atitude firme e que sabe que apesar das dificuldades que tem, ela é sim capaz de salvar a quem precisa.


3º | A LISTA DO NUNCA
Depois de um acidente de carro que sofreram quando ainda tinham dez anos, Sarah e Jennifer, amigas inseparáveis, passaram anos escrevendo o que chamaram de Lista do Nunca: uma lista de ações e atitudes que deveriam ser evitadas, a qualquer custo, para que se mantivessem sãs e salvas. Numa noite, no entanto, ao entrarem em um táxi, o destino das duas garotas as levou a um lugar que certamente não considerariam nem um pouco seguro. Sequestradas por um homem frio e adepto do sadismo, elas ficam acorrentadas em um porão com mais duas garotas por três anos.
Li esse livro no ano passado e achei a trama tão interessante que até renovei o empréstimo na biblioteca pra emprestar para uma amiga. Eu tenho um certo fascínio por enredos que descrevam sobre psicopatas e esse livro tem boas referências psicológicas, como a síndrome de Estocolmo, quando a vítima de um sequestro passa a sentir-se protegida pelo sequestrador. É meio desesperador ver o que o destino reserva para as amigas, mas mesmo assim a leitura flui rápido. Usei ele para uma resenha da faculdade no semestre passado.


2º | SANGUE DE LOBO
Um antigo original de um livro que conta uma história de mistério e morte jaz esquecido num pequeno museu em um restaurante no sul de Minas Gerais. Duas jovens, Ana Cristina e Cristiana, em viagem com a família de Ana, encontram-no e leem a história. Elas ficam assustadas, pois o enredo do livro retrata exatamente o jogo de RPG que elas criaram com amigos em São Paulo. E o mais curioso - a história se passa na cidade onde vão passar as férias. Foi lá que ocorreram crimes em série no início do século XX. E, no mesmo local, 100 anos depois, volta a acontecer uma sequência sinistra de mortes - oito macabras bonecas de porcelana parecem corresponder às vítimas de um insano assassino serial. As histórias do presente e do passado se misturam a partir do lobisomem Hector, um jovem inglês do passado que luta contra a maldição da Lua Cheia.
Esse livro se tornou meu preferido da literatura nacional moderna — Dom Casmurro tem seu espaço no meu coração. É tão bom que não tem o que dizer: a sinopse fala por si só.


1º | O RETRATO DE DORIAN GRAY
Neste livro, o belo jovem Dorian Gray, o protagonista, torna-se modelo para uma pintura do artista Basil Hallward. O pintor apresenta Dorian ao Lorde Henry Wotton, que o faz tomar consciência de sua beleza e do valor de sua juventude e o inicia num mundo de vícios e desregramento. Apaixonado pela própria imagem e influenciado pelas palavras de Lorde Henry, Dorian deseja permanecer eternamente belo como no retrato. Misteriosamente, seu desejo é atendido.
Li esse daqui no último ano da escola por indicação de um professor de Sociologia — melhor professor, inclusive. Dele, vem minha frase favorita da vida: "É na incerteza que está o encanto. O nevoeiro dá às coisas aspectos maravilhosos". Parece meio vago, mas me lembra um trecho da música Infinita Highway do Engenheiros do Hawaii: "Eu posso estar completamente enganado, posso estar correndo pro lado errado, mas a dúvida é o preço da pureza, e é inútil ter certeza". Dorian ainda serviu de inspiração para outra música do Gessinger e uma aparição na série Penny Dreadful. Um dos livros preferidos da vida.

28 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Ler é uma coisa incrível, eu nem tenho palavras para descrever a sensação. Eu odiava a ler, até que conheci uma saga, "Os Instrumentos Mortais"; me apaixonei pela a escrita os personagens, tudo.
    O ódio pela leitura tornou-se uma paixão, isso me levou a começar a escrever e também um projeto que estou agora, uma editora on-line.
    Eu ainda não li nenhum desses livros, ultimamente estou sem tempo para ler, a minha escola tem um peso enorme, o ensino é integral.
    Depois, eu irei dar uma procurada nesses livros, a sua resenha está incrível!
    Beijocas!

    Este é meu projeto:
    Editora Morgenstern | Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo ótimo por aqui! Nossa, dei uma olhada rápida no seu blog/site. Uma editora pra ajudar novos escritores! Que amor! ♥ Sempre fico encantada com gente que dedica um pouco de tempo aos aspirantes na escrita.
      Enfim, eu já ouvi falar sobre Os Instrumentos Mortais, mas nunca parei pra ler uma resenha ou ver atentamente sobre o quê se trata. Pretendo ver em breve depois dessa sua indicação, viu?
      Ensino integral é bem cansativo mesmo, né? :/ Procura sim! Eu tenho um amor por cada um deles, tenho certeza que você vai se apaixonar por pelo menos um!

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  2. Que legal, apesar de ler bastante desde pequena, também passei a ler bem mais com 11 anos. Depois me tornei a criança que passava a maior parte dos intervalos na biblioteca da escola.
    Da sua lista, já li Coração de Tinta ( <3 ) e já li uma parte de O Retrato de Dorian Gray, mas acabei abandonando a leitura, mesmo achando interessante. Pretendo retomar!
    Achei a histórias dos outros bem interessante, vou procurar saber mais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu passava tanto tempo do intervalo, que perdia a hora, levava bronca do professor... kkk Aula chata então, era a melhor desculpa pra dar uma de perdida pela biblioteca. Coração de Tinta é muito amor! Lembro que quase chorei de emoção enquanto lia e fiquei meio decepcionada com o fim, mas só anos depois que descobri que tinha continuação... Uma pena porque até o momento ainda não consegui ler.
      O Retrato de Dorian Gray eu li quase que de uma vez só de tão envolvente que ele é, isso além dos personagens serem cativantes e o enredo trazer um ensinamento muito bom pra vida. Recomendo que você retorne a ler o quanto antes, viu?

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  3. Oeee <3
    Eu amo bibliotecas. Há dois lugares no mundo que NUNCA vão ser ruins e estes são CINEMA e BIBLIOTECA. Sempre vou ser feliz nesses dois lugares <3
    Eu me lembro de muuitos livros que peguei emprestado, entre eles também está Sangue de Lobo, Feliz ano velho e O retrato de Dorian Gray hahaha Quem se identificou? EU!
    Eu sempre quis pegar Coração de Tinta, mas como não leio muita fantasia, fiquei com medo do tamanho do livro hahaha
    Beijos!
    seessemundofossemeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thai! ♥
      Olha, pior que ultimamente a grana curta me tem feito sumir um pouco do cinema, mas concordo com você. Não há magia maior do que nesses dois lugares. Não tem como não amar.
      AHMEUDEUS! Você leu Sangue de Lobo! Você é, possivelmente, a primeira pessoa que conheço que já leu ele. Eu tenho um amor enooorme por esse livro e pela autora e sempre quando o indico quando falam sobre livros nacionais, as pessoas me olham com uma cara de "Ahn?". Ah, Coração de Tinta é muuuito amor, sério! O livro é realmente grande — ainda mais se eu pensar com quantos anos eu o li —, mas a história é tão envolvente que a gente lê que nem percebe o tempo passar. Só que como você não curte fantasia talvez te enjoe um pouco porque ele é realmente e puramente só fantasia, haha.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  4. Oi, Selma!
    Tenho um histórico de vida parecido com o seu. Agora, me deu uma saudade de ir à biblioteca municipal aqui perto de casa. Foi lá que descobri a poesia. Foi por isso que a minha vocação para a escrita se converteu em um blog, nos livros do wattpad, na pós em escrita literária...
    Bibliotecas são o caminho para oportunidades. É legal falar sobre elas em nossos blogs, porque ainda há um conceito errado sobre elas espalhado por aí...

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê! ♥
      Na cidade em que eu morava em Pernambuco — minúscula, por sinal — só tinha duas opções de biblioteca: a da minha própria escola, que era estadual, e outra pública, que era municipal. Eu frequentava as duas, mas a da escola acabava sempre sendo a preferida porque eu vivia lá até em momentos que tinha que estar na aula, haha. Primeiro a leitura e depois a vontade de escrever nossas próprias histórias, né?
      São sim, sempre! Bibliotecas, bibliotecários, lugares que contenham uma certa quantidade de livros parecem que se envolvem com uma aura de magia ao redor.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  5. Aqui onde moro, as bibliotecas públicas ou até mesmo das escolas não são variadas, sabe? Tem muito livro infantil e didático, mas poucas histórias da qual se interessar de fato. Da sua lista, acho que só conseguiria ler O Coração de Tinta, que, inclusive, está na minha listinha de leituras faz um tempo, mas ainda não tive a oportunidade de ler. De qualquer forma, eu acredito que as bibliotecas deveriam ter um acervo imenso, mas é uma pena que poucas são as pessoas que cuidam realmente dos livros que pegam. Fico feliz que tenhas tido uma experiência positiva e diferente com relação a isso ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que pena, Kelly... :( Então, Coração de Tinta é realmente lindo! Tão ou mais lindo que o filme que foi inspirado no livro. O triste é que pelo filme não ter tido o retorno esperado pelos produtores a gente não pôde ter a continuação no cinema... Enfim, realmente acho isso! Seria bom que todos tivessem acesso a quantos livros pudessem ler, acho que nosso próprio país podia dar um incentivo em relação a isso, né?

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  6. Olá Selma querida!
    Obrigada por suas sempre adoráveis, visitas ao meu canto. Obrigada por suas palavras ♡

    E sobre seu post.
    Eu comecei a ler beeeem depois, essa hábito é recente e li poucos livros.
    Mas sua lista é bem interessante e confesso que, dois dos livros citados me chamaram atenção.
    Um é "A lista do nunca" e o outro é o "coração de lobo" espero ter escrito os nomes corretamente.

    Tenha um domingo agradável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matilda linda! ♥
      Eu que devo te elogiar pela coragem e atitude de fazer do seu blog um canto tão pessoal. Eu me sinto uma velha amiga sua só pelo que leio do que você escreve.

      Cara, percebi que seu gosto é mais pro misterioso então, né? A Lista do Nunca é muito bom, mas Sangue de Lobo... É do tipo de livro que eu queria que todo mundo que gosta do gênero sobrenatural em geral o lesse, porque sério, é sensacional! A autora deveria ter uma repercussão muito maior por esse livro, mas é uma pena que autores nacionais ainda sejam alvos de preconceito... :(

      Desejo a você uma semana incrível!
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  7. Nunca vi direito a biblioteca lá da minha faculdade, porque tenho a visão superficial de que lá só tem livros para os cursos de lá mesmo, nada com outro gênero, mas acho que preciso dar uma olhada melhor lá. Gostei desse livro Feliz Ano Velho, parece ser interessante. A Lista do Nunca também, achei beeem interessante! Nunca li nenhum livro sobre psicopatas, mas acho que pode ser interessante mesmo. Até porque a gente nunca sabe direito o que se passa na mente deles né? Enfim, gostei das indicações!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, biblioteca de faculdade é um porre mesmo... Tipo, eu amo meu curso, mas não me sinto sequer tentada a ler os livros da minha área — bem, pelo menos por enquanto ainda não tenho vontade. Os professores indicam uns e outros e o que li foi o total de um, haha. Feliz Ano Velho é muito bom! Foi a partir dele que eu criei um amorzinho por biografias e histórias alheias, haha. Obrigada! :3

      E obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  8. Eu lembro quando comprar livros era mais difícil e as bibliotecas eram mais populares =) na verdade foi uma época bem legal. Eu escolhia o livro na hora, olhando a capa (e não me preocupava muito em ler a sinopse minuciosamente e de procurar opiniões na internet (se o livro não me agradasse, era só devolver)). E também, como tinha prazo pra devolver, a gente se obrigava a ler né. Que saudades!! Acho que nessas aventuras eu conheci alguns dos meus favoritos até hoje, que posteriormente comprei (bibliotecas >>).
    Enfim haha
    Feliz ano velho parece interessante pra caramba! Fiquei interessada principalmente pela parte: "Com algumas cenas hilárias e vários relatos que contam muito da história de momentos importantes do Brasil". Eu pretendo trabalhar com pessoas deficientes futuramente (ou em alguma parte da minha graduação terei que lidar, (faço engenharia biomédica)), então esse tipo de tema me interessa super =) vou procurar o autor.
    Já li metade do livro de coração de tinta, mas quando o prazo pra devolver deu, acabei não pegando de novo, por que não gostei haha (e realmente, não curto muito fantasia hoje em dia, embora acho que não tenha gostado na ápoca por ter achado o texto dificil e o livro grosso). Mas a história é encantadora!! Já vi o filme. Um clássico.
    A lista do nunca é aquele livro que tem um puta tema interessante, mas que ao mesmo tempo dá medo de ler (a gente lê só por que somos curiosos e .e). Acho que eu não compraria, mas super pegaria emprestado. Vou verificar se tem na biblioteca!
    Sangue do lobo é tipo: não. Ok. Pelo jeito como você escreveu, parece uma trama super interessante, bem bolada, bem esquematizada, e eu jamais diria que a história é ruim, visto que o autor deve ser bom pra caramba. Mas simplesmente odeio livro de suspense hsauhsa.
    Agora Dorian Gray é meu amorzinhooo!! Aquela puta devassa <3 Adoro! Esse não dá pra ver quando se é novinha, né? Eu tenho a versão dele em capa dura, foi hiper cara hsuahsua, mas valeu a pena demais.
    Hmm meu livro favorito da bibliteca (e ficou pra vida) foi o Mundo de Sofia. Já leu?
    Beijos Selma =)
    4mor-nuvem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei se as bibliotecas municipais — as menores principalmente — ainda continuam com as mesmas tradições de alguns anos atrás, mas lembro que joguei muito ludo, xadrez e dama na biblioteca. Ainda pintei algumas coisas e participei de vários projetos culturais. Era muito amorzinho ficar envolvida naquilo ♥ Eu também acho isso, sabe? Hoje em dia, com a facilidade do PDF e a variedade dos livros nas lojas, a gente escolhe tanto e acaba lendo pouco, quando na época de biblioteca a gente se obrigava mesmo a ler — e acabava tendo algumas boas surpresas por isso.
      Procura sim! É uma biografia com um ritmo tão leve e descontraído que você vai até se sentir amiga do Marcelo Rubens Paiva quando terminar a leitura. Que área linda a que você escolheu inclusive! ♥
      Coração de Tinta é amor demais! Pena — como falei pra Kelly — que o filme não teve um bom retorno e não teve continuação nos cinemas... :(
      A Lista do Nunca é muito envolvente, mas te faz pensar em coisas que você jamais pensaria que te provocam riscos. Meio que lição pra vida, meio que paranoia pra acrescentar na vida.
      Sangue de Lobo é muito bom! Sério, um dos melhores nacionais que eu já li na vida, mas ele é suspense e sobrenatural do início ao fim, então se você não gosta do gênero realmente vai ser cansativo de levar.
      Dorian Gray é nosso galã! kkkk Aquele inescrupuloso que deixa várias lições pra gente! Eu li esse já maiorzinha, ainda bem! kkkk
      Nunca li... Vou procurar pra dar uma olhada e quem sabe ler e me apaixonar também.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  9. Que incrível!!
    Eu amava quando tinha acesso a biblioteca da escola <3
    Passava horas e horas escolhendo um título *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biblioteca da escola é um amor, né? Na verdade, eu não sei se amava mais a biblioteca em si ou a bibliotecária que era super fofa, haha. ♥ Ah, eu ainda perco um tempão escolhendo um livro. Sempre que vou na biblioteca aqui próximo de onde trabalho tento ir com tempo porque senão anoiteço lá e não percebo kkk

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  10. O Retrato de Dorian Gray me fez conhecer Oscar Wilde e vários de seus livros. Achei o livro em um sebo e o comprei novinho por 5 reais.
    Tsmbém tenho o costume de pegar livros em bibliotecas, mesmo com minha estante pessoal cheia hauhauhua

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de Dorian eu acabei não lendo mais nada de Wilde, apesar de ter na minha estante O Fantasma de Canterville e ainda não ter lido... WOW! 5 REAIS! :O
      É um erro, né? A gente não consegue ler os próprios e ainda continua acrescentando livros de fora só pra atrasar ainda mais, haha.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  11. Eu tenho a lista do nunca, li e amei! Confesso que como faz um tempo, não me lembro muito bem da história toda... Lembro partes do final! Mas me deu vontade de ler novamente! Acredita? Muito interessante como livros mexem tanto com a gente assim, ne? Trazem memórias, e é tão gostoso!

    Beijocas,
    www.dossiedeverao.com

    ResponderExcluir
  12. Que saudade do livro "Feliz Ano Velho". Eu li o livro do meu pai. E lembro que amei a história na época.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  13. E assisti o filme Coração de Tinta anos atrás e me apaixonei pela história. Agora tô aqui pensando porque ainda não li esse livro que parece ser maravilhoso!
    Fiquei muito curiosa também pelos livros A Lista do Nunca e Retratos de Dorian Gray. Só não sei quando vou ler, porque já tenho oito livros na frente deles na minha lista hHOISHSHOI
    Beijooos

    ResponderExcluir
  14. Eu comecei a ler novinha, mas passei a ler com mais frequência a partir de uns 10/11 anos também.
    A biblioteca era meu lugar preferido da escola e fiz ótimas leituras através dela também!
    Fiquei muito frustrada quando mudei de escola no ensino médio e na biblioteca de lá só tinha livros didáticos :(
    Eu tenho muita vontade de ler Coração de Tinta faz um bom tempo, preciso parar de enrolar e ler logo
    Fiquei muito interessada por A Lista do Nunca e Sangue de Lobo, já acrescentei no meu Skoob para ler!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi Selma, muito boa as suas dicas *-* fiquei muito interessada por Coração de Tinta e A Lista do Nunca. O primeiro pq já vi o filme e achei muito bom :3 e o segundo pq gosto de livros com essa pegada de suspense. Obrigada por sua visita ao meu blog, és sempre bem vinda! Ahh, tem post novinho por lá e te convido a dar uma espiadinha :3 Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage

    ResponderExcluir
  16. Ownnnt Selma. Sua paixão pelos livros é até mesmo inspiradora. Depois que comecei a fazer Direito, infelizmente, só estou tempo para as doutrinas legais. O que é um erro e muito triste. Mas pretendo mudar essa realidade. Adorei as suas indicações. Tenho vontade de ler Clarice, e foi o livro que mais me interessou. Espero que consiga ler sua pilha de não lidos.

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
  17. Eu também comecei a ler por volta dessa idade, mas não tinha tanta sorte, já que na minha escola não tinha biblioteca, só foram criar uma quando já estava no ensino medio e os títulos não se mostraram tão interessante para o meu Eu daquela época.
    Eu tenho curiosidade para ler feliz ano velho, a minha irmã teve que ler quando ela estudava. E fui ler O retrato de dorian gray somente recentemente.
    Enfim, todos os livros conseguem acrescentar algo na gente, né?
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  18. Eu comecei a ler bem nova, mas lia histórias em quadrinho da Turma da Mônica. Na minha época de criança, existia uma promoção da Coca-Cola em que se juntássemos uma quantidade x de tampinhas, era só levar a um posto de troca que ganhávamos brinde. Lembro de ter pego alguns iô-iôs e várias revistinhas, isso com uns 4 ou 5 anos. E foi no verão antes de entrar no Jardim que minha mãe me ensinou a ler. Mas livros meeesmo só fui ler lá pelos 8 ou 9.
    Estou com Feliz Ano Velho no meu kobo para ler, logo logo chegará o momento dele!
    Essa semana mesmo vi um vídeo de uma booktuber falando de O Retrato de Dorian Gray e minha mãe inclusive concordou que PRECISO ler. Também já coloquei no meu kobo, pois acho que vou gostar demais da história!
    Adoro esse tipo de post <3
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.