21/02/2017

Vícios

Focus Photography of a Ignited Firewood

Fagulhas esvoaçavam alto no céu. O cabelo certamente não amanheceria com um cheiro muito agradável no outro dia. O crepitar inconfundível do fogo ávido consumindo celulose recente era apaziguador. Já passavam das duas da manhã de uma madrugada gelada. Eu mal sentia a ponta dos dedos. Um garrafa térmica com chá de erva-doce aqui, canecas por ali e todos meus amigos dormindo em seus colchões infláveis ou em suas barracas improvisadas. O mar, tempestuoso, ainda bradava os sussurros ensandecidos de um dia anterior cheio de visitantes bêbados e de jovens risonhos. A lua cheia ainda brilhava lá no alto, contrastando o brilho cálido com as ondas revoltas do oceano. Eu sentada sobre meu colchão, envolvia meus joelhos, sentia o cheiro de sal nos meus cabelos, sentia frio e calor ao mesmo tempo. Estava cheia de mim. Não num sentido pejorativo, mas num sentido que faz a gente se sentir completa. Num momento em que a gente só precisa da nossa própria companhia.

Um gato malhado tímido passou ao lado da fogueira e depois de passar entre todo o pessoal, acabou por deitar-se ao meu lado. O fogo já brilhava mais tímido, com jeitinho de quem queria dar tchau sem saber como. A lua parecia ter ido tentar se encontrar novamente com seu par romântico. O mar ainda exalava o gosto salgado que invadia meu paladar, mas o céu já não era mais aquela vastidão escura em que eu me encontrava há pouco tempo, nuvens pálidas, fininhas, contrastavam com o degradê de lilases que se formava. Enquanto acarinhava o gatinho e assobiava vagarosamente ao som de "Don't Worry Be Happy", alguns pássaros passaram em revoadas quando o sol resolveu espreguiçar-se e mostrar o rosto. Um amigo meu, incomodado talvez pelo meu assobio ou alguns dos raios solares que lhe aqueciam a face, acordou com voz manhosa e pedindo café.

- O que você tá fazendo aí ainda?

- Acho que me amo.

- E eu pensando que eu quem estava drogado, vou voltar a dormir.

É. Talvez eu esteja mesmo viciada. Viciada em mim. Ando por aí tão drogada em amor-próprio que provavelmente Narciso ficaria com inveja da minha personalidade egocêntrica. Meus amigos continuavam jogando em seus cantinhos de areia praiana, o café já tinha esfriado e o gato já tinha ido correr atrás de algo que lhe chamara a atenção. O sol já vinha vigoroso sobre meu rosto me dizer o quão linda é a vida, a natureza, o dia. Acho que uma lágrima teimosa escorreu quando eu finalmente deitei e adormeci. Eu realmente me drogo em heroína. A heroína que sou.
*repost do meu blog antigo

24 comentários:

  1. Sel... que texto encantador! Comecei a ler despretensiosamente e encerrei a leitura lembrando-me de me amar mais. Quantas vezes, ao decorrer dos dias, das semanas, nos colocamos em segundo plano talvez pela correria ou pelo outro? Quantas e quantas vezes esquecemos de estar apaixonados por nós mesmos, em primeiro lugar? Se me perguntassem qual a pessoa mais importante da minha vida, sem pensar duas vezes, diria que é alguém que eu amo. E, sinto-lhe dizer, mas esse alguém não seria eu. Não em primeira instância.

    XOXO,
    Cartas para Carolaine // @cartasparacarolaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Às vezes parece egoísta tanto amor a si próprio, mas não é: só com esse carinho por quem somos é que podemos enfrentar cada dificuldade que a vida nos põe pela frente.
      Poxa Anna... Pior é que não tem como eu te dizer "se ame!", porque isso não surge efeito se vem de uma imposição. Ame primeiro a natureza ao seu redor, objetos que identifiquem que você é na essência. Aos poucos — mesmo que lentamente — você percebe o quanto é linda e quanto tudo ao seu redor reflete sua própria beleza.
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  2. Sempre que eu venho por aqui é uma surpresa diferente, a cada postagem nova meu coração se entrega ainda mais ao Conto Paulistano e uma das coisas que eu aprendi é que em um texto você sabe surpreender, você é aquela autora que faz a pessoa se sentir ainda melhor lendo uma das suas obras.

    Eu quero me drogar de amor próprio, eu quero me amar mais, precisamos disso em geral e acontece que esquecemos que somos melhores do que pensamos. Eu adorei essa dose de alto-estima na minha noite! Muito obrigada.
    http://suete-r.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ana ♥♥♥ Eu já falei que amo ler seus comentários? Eu realmente fico muito feliz que meu blog tenha te causado uma sensação tão boa assim.

      Eu que agradeço você pelo comentário! Se ame mesmo, viu? Se ame muito, porque o mundo fica sempre mais bonito quando você olha pra si mesmo e percebe a beleza que existe dentro de você.

      Beijão! ♥

      Excluir
  3. Amo muito a forma como você descreve seus cenários; dá para imaginá-los, senti-los, estar dentro deles junto às personagens. Inclusive, deu vontadezinha (vontadezona) de acender uma fogueira e chamar mais gente para ficar ao redor dela; pena que, nesse calor, isso vai ser meio impossible, haha!

    Tenha um ótimo dia ♥
    O Único Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais que pareça mais egocentrismo do que o que já tem no texto, descrição também é uma das coisas que mais gosto de escrever e que (acho que) faço bem. Tanto é, que tenho vááários textos em rascunhos que tem uma descrição de ambiente linda, mas não tem história nenhuma desenvolvida... #fail

      Com esse calor é melhor preparar o balde de água gelada pra jogar em nós mesmos! kkkkk

      Obrigada Lari, você também!
      Beijão ♥

      Excluir
  4. Oi!! Seus textos são lindos!! Melhor coisa mesmo, ser viciado em você mesma e não esperar tanto de alguém. Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se amando a gente consegue superar melhor as dificuldades da vida, né?
      Obrigada pelo comentário!
      Beijão ♥

      Excluir
  5. Melhor post reblogado que eu já li <3 Principalmente as últimas palavras que surtiram um efeito incrível "É. Talvez eu esteja mesmo viciada. Viciada em mim." e "Eu realmente me drogo em heroína. A heroína que sou." <3 amei! Dá até pra fazer de legenda pra foto do Instagram, haha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que achou isso Thami! ♥ Sério? haha Eu nem tinha pensado nisso, acho que vou usar logo então.
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  6. Ameeei, guria!
    O amor próprio é o único vício que pode nos fazer bem, e nos sentirmos heroínas muda a forma como vemos o mundo e consequentemente a forma como o mundo nos vê!
    Uma pena que se amar seja visto como algo estranho por algumas pessoas, rs. Esses dias mesmo eu falei que o amor da minha vida sou eu e ficaram insistindo "tá, mas e um homem? Quem é?"
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE COISA

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de fevereiro você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com super com você! É exatamente assim que penso. Acredito que o mundo mudar ao redor quando nos apaixonamos por nós mesmos. Ah, sempre vai ter gente pra discordar, né? Como se a gente precisar amar alguém acima de nós mesmas.
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  7. drogada de amor próprio'

    Que coisa linda, Sel. Quando vi teu comentário, tinha certeza que sairia sorrindo daqui. Sorri ♥

    Beijo ENORME,
    Mafê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber que sorriu ao ler o que escrevi já é motivo para que eu mesma sorrie. ♥
      Obrigada pelo comentário Mafê! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  8. "Eu realmente me drogo em heroína. A heroína que sou." Fiquei emocionada com essa frase final quero colocar no meu perfil do tinder quero colocar no meu instagram quero fazer uma camiseta quero me drogar em heroína que sou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Olha, até se tivesse um lettering nessa frase a camiseta ia ser legal mesmo, hein?
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  9. Simples, porém genial. Eu estou começando a parar de buscar textos por ai, melhor vir aqui primeiro porque sei que vou me surpreender sempre. Esse diálogo meio inesperado, chegou de uma forma necessária e encerrou da melhor forma possível. Você é uma verdadeira escritora, esse talento certamente merece ser reconhecido e ir além, muito além. Por favor, não pare de escrever :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh ♥ O diálogo é uma das coisas que achei até desnecessária no conto, mas depois quando escrevi o último parágrafo foi que percebi o porquê dele estar ali. Devia estar.
      Prometo não parar nunca! Tentarei sempre escrever mais e (se possível) melhor.
      Obrigada pelo comentário e pelo incentivo! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  10. "Ando por aí tão drogada em amor-próprio que provavelmente Narciso ficaria com inveja da minha personalidade egocêntrica." andou me espionando para fazer esse texto maravilhoso? Voei junto com as palavras, que dom lindo que tem

    http://giselleovits.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você se viu no texto, quem sabe a gente não faz uma legião de pessoas que se amam? haha
      Obrigada pelo comentário e pelo incentivo! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  11. Não preciso nem falar mais o quão seus textos são incríveis senão serei repetitiva ao extremo em cada comentário deixado aqui.
    Tudo que você escreve me encanta e me acalenta a alma em momentos que precisamos de alguem pra desabafar e não temos. É só entrar aqui, ler um de seus textos e sair mais leve. Você tem esse poder. Amo.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh ♥♥♥ Acho que a maior felicidade de escrever — mesmo que envolva todo um sentimento pelo cenário e história criado — ainda é ler ou ouvir comentários iguais o seu, de gente que se encanta e sorri com algo que eu dispus de tempo a criar. Se saiu mais leve, minha meta está cumprida!
      Obrigado pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  12. Que texto mais lindo! A cada post que leio fico ainda mais encantada - e surpresa- pela sua forma de escrever.Preciso dizer que um sorriso escapou de mim ao ler essa frase: "Ando por aí tão drogada em amor-próprio que provavelmente Narciso ficaria com inveja da minha personalidade egocêntrica". Até eu fiquei com um pouco de invejinha ahah Muitas vezes deixamos nossas inseguranças tomarem conta, que nos esquecemos que amor próprio é fundamental e a solução para uma boa parte dos nossos problemas internos.
    Beijos e obrigada por esse texto maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por cada comentário Kim!
      Sim, sim! Tem gente que não entende a importância do amor próprio, mas a maior vantagem é que quando nos sentimentos apaixonadas por nós mesmo nenhuma dificuldade do mundo consegue nos abalar.
      Beijão ♥

      Excluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.