01/02/2017

5 filmes que você precisa ver em 2017 (ou eu é que tenho)

Imagem meramente ilustrativa porque eu já assisti Grease.

Eu tenho uma teoria sobre a blogosfera em geral que postagens do tipo que listam coisas e seguem intitulados por "você tem que" quase sempre é uma desculpa do próprio blogueiro a respeito de coisas que ele tem que ver, fazer, ler. Isso porque o meu gosto possivelmente é diferente do seu e eu não estou aqui pra te obrigar a nada - já que o "você tem que" me soa meio autoritário. Algo do tipo "o exército te espera" ou "venha para o lado negro da força". Acaba dando quase no mesmo.

Acontece que mesmo eu parecendo uma velha ranzinza problematizando coisas que acontecem há anos, eu adoro blogagem coletiva. Desde o primeiro blog que tive - no longínquo ano de 2012 - eu sempre gostei de participar desses grupos de Facebook em que a gente conhece blog e gente nova e de quebra ainda acaba com ideias de postagens. Não existe reciprocidade melhor. Eu realmente gosto disso. Mesmo que não pareça pelo primeiro parágrafo desse post. Enfim, aqui estão listados os filmes que eu acho que você deveria ver esse ano. Mas que na verdade estão na minha lista pessoal. Vai da sua escolha e risco saber se é confiável seguir minhas indicações.


Resultado de imagem para a pele em que habito

 A PELE EM QUE HABITO

Eu sempre quis assistir esse filme só por conta da capa e o título - percebe-se que eu tenho altíssimos padrões para escolher coisas. Mas desde que vi que ele fazia parte de um filme capaz de desgraçar a mente - ou mindfuck pra ser bonitinho - ele me chamou ainda mais atenção. No último domingo, eu estava conversando com uma prima minha que tinha acabado de voltar de intercâmbio. Ela contou alguns trechos do filme. Disse que tinha assistido pela Netflix enquanto estava na Alemanha. Só o que ela me contou já foi o bastante pra pôr como meta desse ano. E tem na Netflix. Ainda por cima vejo sem esforço. Não tem porquê adiar mais.
Desde que a sua mulher foi vítima de um acidente de automóvel, o doutor Robert Ledgard, eminente cirurgião estético, dedica-se à criação de uma nova pele graças à qual poderia salvá-la. Doze anos após o drama, Robert consegue cultivar uma pele que é uma verdadeira couraça contra todas as agressões. Para além de muitos anos de investigação e de experimentação, Robert precisa de um cobaia, de um cúmplice e de uma ausência total de escrúpulos. Os escrúpulos nunca o afogaram. Marília, a mulher que se ocupou de Robert desde o dia em que nasceu, é a cúmplice a mais fiel do mundo. Quanto à cobaia...
Resultado de imagem para cisne negro filme

CISNE NEGRO

Eu acompanhei praticamente toda a saga desse filme. Desde as divulgações e trailer até a indicação ao Oscar, mas de verdade, só sei o que vi por aí, em resenhas ou indicações. Ah, chegou na Netflix esse mês pra facilitar minha vida de novo. Eu é que continuo empurrando com a barriga as coisas que quero ver.
Nina é uma bailarina cuja obsessão pela dança supera todas as facetas de sua vida. Quando o diretor artístico da companhia decide substituir sua prima ballerina para a produção de estreia de "O Lago dos Cisnes", Nina é sua primeira escolha. Sua concorrente é a novata Lily. Embora Nina seja perfeita para o papel do Cisne Branco, Lily personifica o Cisne Negro. A rivalidade entre as duas bailarinas se transforma em uma amizade distorcida e o lado obscuro de Nina começa a vir à tona.
Resultado de imagem para vips filme

VIPs

Eu lembro que tinha pegado esse filme pela metade em alguma emissora na TV - pelo Wagner Moura, possivelmente era a Globo. Nem deu pra ver até o final por um motivo que não lembro. Só sei que depois tive que fazer aquela busca no Google do tipo que a gente põe o que entendeu da música e torce pra que o buscador encontre. Deu certo. O filme é baseado em fatos reais. E tem na Netflix.
Marcelo não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros e passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios. Sonhando em ser um piloto de avião como o pai, aplica seguidos golpes e se envolve em inúmeras aventuras. Uma das mais conhecidas é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono da companhia aérea Gol, durante um Carnaval no Recife.
Resultado de imagem para clube dos cinco

CLUBE DOS CINCO

Provavelmente na lista dos favoritos de uma galera, eu nunca cheguei a ver. Fui ler a sinopse um dia desses, inclusive. Pelo pouco que sei dele, tem grandes chances de entrar pros meus favoritos também. Acho que não tem na Netflix. Ok, a gente se vira.
Cinco adolescentes do ensino médio cometem pequenos delitos na escola e, como punição, têm que passar o sábado no colégio e escrever uma redação contando o que pensam de si mesmos. O grupo reúne jovens com perfis completamente diferentes: o popular, a patricinha, a esquisita, o nerd e o rebelde. No decorrer do dia, eles passam a se conhecer melhor e a aceitar suas diferenças, compartilhando seus maiores segredos.
Resultado de imagem para a outra terra

A OUTRA TERRA

Esse filme eu escolhi pela protagonista (pelo que parece eu não costumo fazer escolhas sensatas). A atriz é a mesma da série recente da Netflix intitulada The OA. Eu gostei tanto da série que fui pesquisar sobre teorias, sobre os atores e diretores, etc e tal. Acabei descobrindo que Brit Marling é até velha conhecida por produções mindfuck. Do tipo que a gente faz "Que?" igual Shakira na música Chantaje.
Rhoda Williams, uma mulher jovem e brilhante recentemente aceita no programa de astrofísica do MIT, pretende explorar o cosmos. John Burroughs, um compositor brilhante, acaba de atingir o auge de sua profissão, e está prestes a ter um segundo filho com sua esposa amorosa. Na véspera da descoberta de um novo planeta no espaço, aparentemente escondido atrás do sol (um segundo planeta Terra), a tragédia, e as vidas desses estranhos tornam-se irremediavelmente entrelaçadas. Distante do mundo e os seres que eles conheciam, os dois jovens começam um caso de amor improvável, que vai despertá-los para a vida. Mas quando um deles é apresentado com a oportunidade de viajar para a Terra, outros abraçam uma realidade alternativa. Que vida nova eles vão escolher?

Ah! O bom da blogagem coletiva é a camaradagem que rola entre os blogs.
Por isso, fica listado aqui alguns dos outros autores que participaram do tema de janeiro:


De acordo com o prazo era pra ter sido postado até ontem, mas fazer alguma coisa sem atraso não me representa.

29 comentários:

  1. Da sua lista, assisti o cisne negro semana passada e achei fantástico. Cheguei até a fazer uma mini resenha para o blog, mas ainda não ficou como eu quero, parece que falta algo, não sou muito boa com as palavras, por isso estou dando a cara a tapa e escrevendo algumas coisas. Esse semana ainda vou tomar vergonha e liberar ela no blog rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Libera sim que eu vou muito querer conferir!
      Obrigada pelo comentário! :)

      Excluir
  2. Moça pode falar, você pegou meus cadernos, né? Todos esses filmes estão na minha lista. A pele em que habito tenho certo receio de ver. Parece ser bem pesado.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Lari? Que bom então! Pelo menos a lista não é tão pessoal assim e a gente curte os mesmos gostos, né? Vi falar isso sobre A Pele em que Habito. É o tipo de filme que você fica parado no tempo olhando pro nada refletindo sobre ele.
      Obrigada pelo comentário! :)

      Excluir
  3. Olá!
    Eu quero muito assistir "Cisne Negro". Vi algumas críticas que me deixaram animado.
    "Vips" parece ser interessante também.

    Abraço!
    Tudo Online
    Participe do sorteio do livro "Febríssima"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos mais antigos na minha lista. Prometo pra mim que desse ano não passa!
      Pelo pouco que eu consegui ver de VIPs ele deve ser muito legal.
      Obrigada pelo comentário! :)

      Excluir
  4. Selma, gostei do seu jeito de escrever, a forma de falar mal dos títulos e depois dizer que adora blogagem coletiva hahah
    Confesso que os grupos não me cativam muito, mas gosto muito da interação entre os blogueiros, comentários e essas coisas, acho que eu apenas não encontrei um grupo que realmente interaja até hoje.
    Eu quero assistir o Cisne Negro há muiiito tempo haha.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu gosto mesmo! Apesar de achar que esses títulos prontos são muito chatos, haha. Ah, eu entrei em dois que super recomendo: Café com Blog e esse do post de hoje, o United Blogs. A interação é super bacana.
      Estamos na mesma então! Beijão!
      Obrigada pelo comentário! :)

      Excluir
  5. Selmaaaaaa! Que saudades de você! ♥ uhehehehehehee. ESTOU SUPER FELIZ PELA SUA VOLTAAAA. A H A Z O U. Tava na hora jah. muahahaha. E por favor, não suma maaaais.
    Sobre sua teoria, tenho a dizer que de certo modo concordo. Mas no AP faço diferente, quando escreve "Você tem que", é porque quero dizer "POR FAVOR, ASSISTA, EU VI E É MUITO BOM, NUNCA TE PEDI NADA". KKKKKKKK, normalmente eu sempre já vi tudo o que indico.

    Sobre sua postagem, ESTOU COM MUITA VONTADE DE VER O 5° FILME, com a atriz de OA. Sem dúvidas, vou ver, e venho te contar depois. ♥

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elcimaaaar ♥ Sabe como é né? O bom filho à casa retorna. Mesmo longe esse tempo, eu não consigo negar as origens. Não consigo ficar longe da blogosfera, haha. Prometo que agora voltei pra ficar!
      Bem então a teoria tá quase certa kkkkkkk

      Gente, a Brit é incrível. Acho que depois de The OA, esse filme até acabou roubando o lugar de Cisne Negro de tanto que eu quero ver.

      Obrigada pelo comentário.
      Beijão! ♥

      Excluir
  6. Oi! Eu gosto dessas listas, sempre encontro dicas legais. Quero ver cisne negro. Os outros filmes não conhecia, vou procurar. Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? A pele em que habito e o O Clube dos Cinco são até bem conhecidos. Fico feliz por ter novas indicações pra ver qualquer dia.
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijo! ♥

      Excluir
  7. Miga, me abraça, sério. Mal cheguei aqui no teu blog e já tô dando uma de íntima, porque cê tem bom gosto demais para filme! E falou de filme bom e que eu gosto, já me fisgou logo de cara. <3
    Eu amo A Pele que Habito e Cisne Negro FOR REAL! Aquele foi o primeiro filme mindfuck que eu assisti e gostei para valer, visto que eu sempre fui fanzoca de comédias românticas e achava que eu não tinha cabeça para lidar. A partir daí, vez ou outra tô atrás de filmes (e séries) malucas para assistir. Quanto à Cisne Negro você tem que assistir right now — é um amor recente, pois eu confesso só ter visto porque entrou na Netflix, hahaha — visto que é no mesmo nível de A Pele que Habito.
    Ah, Clube dos Cinco é um amor! Tive a oportunidade de ver umas cenas no colégio e mesmo que eu não tenha visto por completo, sei que vou amar ainda mais quando pegar para ver. Todos esses valem o tempo no sofá, viu? São filmes bons para c*cete, se é que me permite dizer.
    ps.: já que você citou The OA, preciso comentar que me surpreendi com a série! Gostei bastante, ainda assim, esperava um final melhor. Mas a segunda temporada tá vindo aí pra isto, né, mores? Tentar dar uma clareada na cabeça porque eu fiquei confusa a série inteira! E vamo combinar que a Brit Marling já tem uma carinha boa para fazer personagem maluco, né?
    Hahaha, desculpa o comentário giga. É que eu me empolgo falando de coisas favoritas! <3

    XOXO,
    Cartas para Carolaine // @cartasparacarolaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miga, sinta-se abraçada! Estamos aqui pra isso!
      Eu não curto muito terror, mas amo suspense e coisas em geral que me deixem pensativas por um bom tempo. Sério? Olha que vergonha pra mim! Eu já Cisne Negro lá na lista da Netflix e mesmo querendo assistir fico procrastinando e você acabou de conhecer e assistiu. Sou uma vergonha para meus antepassados... kkkk No mesmo nível que A pele que Habito? Putz, informação demais! Pensei que a história da bailarina fosse só um drama pesado. Agora to mais curiosa ainda pra ver!
      Sempre me dizem isso de Clube dos Cinco. E que bom saber que você curte todos os indicados.
      Menina! Eu sou suspeita pra falar de The OA porque amei tanto aquele emaranhado confuso que mal to me aguentando pra ver a segunda temporada. Espero que tudo seja solucionado e que eu não me arrependa. Vi algumas teorias incríveis e espero que algumas delas estejam nos planos dos produtores. A Brit já tem cara de descompensada ao natural. kkkkk

      Não se desculpe! Eu AMOOO comentários gigas assim! Pode sempre abusar por aqui, haha.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijos! ♥

      Excluir
  8. Acredito que vc é dessas que vai muito pela fotografia e titulo do filme ahahah ( Eu sou assim julgo o livro pela capa).
    Eu não tenho netflix, vou tentar achar online hahaa

    Uma indicação minha: universo no olhar
    Ou Brilho eterno de uma mente sem lembrança.
    Sério, assista <3

    Besos
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou assim mesmo, mas não me orgulho disso. Tem vezes que começo a ler um livro ou ver filmes sem nem ler sinopse só por causa da capa. Várias vezes já me arrependi inclusive. Mas ou muito visual. Uma fotografia bonita prende minha atenção. kkk
      Procura sim! Espero que goste de pelo menos algum.

      "Brilho eterno de uma mente sem Lembranças" eu já tinha ouvido falar sobre e todo mundo diz que é amorzinho e super reflexivo. E Drew e Jim juntos só pode sair coisa boa também, né?
      Mas Universo no Olhar nunca vi falar. Vou procurar e se possível, depois te digo o que achei, tudo bem?

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijos ♥

      Excluir
  9. Sabe que eu adoro essas listas de "você tem que"? Também tenho a mesma teoria que tu citou, mas, ainda assim, adoro ler sobre o que as pessoas indicam ou querem assistir/ler/ouvir/fazer. hehe

    Da sua lista eu vi apenas "A pele que habito" e "Cisne negro"! Além disso, já tenho "Clube dos cinco" aqui no computador e pretendo ver em breve. "A pele que habito" é um filme completamente mindfuck, te prepara! Vi, pela primeira vez, quando tinha uns 13-14 anos e se tornou um dos meus longas prediletos. Tentei revê-lo esses tempos, já com 19 anos, e sequer consegui finalizar, foi pesado demais. Não sei ao certo o que houve (visto que eu já havia assistido), mas mal cheguei à metade. :/

    Finalizei o mês de janeiro com um total de 11 filmes e uma mini-série, o objetivo é continuar nesse ritmo nos meses subsequentes, então irei precisar de várias indicações. HAHAHA "VIPS" me pareceu muito legal, já coloquei na listinha!

    Beijos,
    Attraversiamo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que afinal quase todo mundo tem a mesma teoria então kkk

      Que legal que você já tem no PC! Assim que eu assistir a gente troca figurinha, hein? Putz, será que aguento? To tão ansiosa pra ver!

      Esse mês não assisti quase nenhum filme novo - ou nenhum, eu acho -, duas séries e dois livros. Pode deixar que prometo trazer outros posts assim então!

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão! ♥

      Excluir
  10. Cisne Negro é um filme que sempre fico enrolando para assistir, mas tenho um encanto imenso pela fotografia do longa. Parece que tudo foi planejado tão bem que é quase impossível não chamar atenção ♥ Eu tenho a mesma impressão que você sobre os filmes ou livros ou músicas que temos que ver, ler ou ouvir rs. Eu, particularmente, adoro incluir nessas listas os filmes que vi e mais gostei, mas já vi muita gente incluindo aqueles que eles mesmos precisam ver. De qualquer forma, adorei a tua. Alguns até conheço, mas confesso que nunca vi nenhum deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde o dia que vi o primeiro trailer de Cisne Negro eu fiquei encantada. Depois vi algumas cenas rápidas no Oscar e me apaixonei completamente. Mas desde então só venho enrolando. Não é menina? Eu reclamei, mas no fundo eu adoro saber as indicações dos outros também. A gente descobre coisas que jamais veríamos por conta própria! Então estamos na mesma com os filmes, hein?
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijo ♥

      Excluir
  11. Selma, eu comecei a ler as indicações e já corri para abrir a Netflix e colocar os filmes na lista. Não assisti nenhum dos mencionados, o que acho ótimo ♥ 'o clube dos cinco', que você comentou que não tem na Netflix, tem sim ;) fica a dica. Só o último que não encontrei por lá! :(


    Amei essa blogagem coletiva e saio daqui com um 'tenho que' participar ♥

    beijo beijo,
    Mafê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Mafê, que bom que você gostou tanto das indicações que foi conferir. Sério mesmo? Eu tenho vontade de assistir mas nunca procurei na Netflix. E também nunca tinha visto nos rodeios que dou pelo catálogo, então já achava que não tinha kkk Enfim, vou adicionar minha lista também pra ele ficar lá me lembrando sempre. Esse último é meio desconhecido mesmo, então é o mais chatinho de encontrar pela internet.

      Participa sim! O Café com Blog e o United Blogs são os grupos que mais gosto.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijo ♥

      Excluir
  12. Égua mano, olha você aqui blogando de novo <3 <3
    Cara, Clube dos Cinco é meso daqueles que todo mundo favorita, amo muito esse filme, afinal foi ele que me apresentou e me fez ficar maravilhado com os anos 80 dos Estados Unidos - já q os nossos foram bem bosta ahsuahsuas (Tears for Fears é uma banda dos anos 80 que tá no meu top 5 pra sempre <3)
    Quando li a sinopse do ultimo filme lembrei mesmo da Shak (QUE?), mas adorei ahsuahsuas E o ator que faz esse John Boroughs já esteve em Lost, então me dá mais um motivo pra ver ahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! O bom filho à casa retorna! kkkk
      Eu sabia que tinha alguém que eu conhecia por aqui que já tinha falado super bem desse filme. Acho que foi você então, porque parece que todas as outras pessoas que comentaram também não viram ainda.
      Anos 80 é a maravilha do mundo 'antigo', né? As músicas, as roupas, os carros, as modas e costumes... Sério! Amei ainda mais com aquele episódio lindo San Junipero de Black Mirror. Eu adoro Tears for Fears também! Principalmente Everybody Wants to Rule the World. Amo a versão original e várias outras que ouvi por aí. Tem uma versão de uma girlband de rock que é muito legal. Vou ver se lembro de postar aqui qualquer dia desses.
      Até que enfim alguém se ligou na piadinha tosca da Shakira! kkkkkk Saudade de seus comentários Edu! ♥ Fico rindo sozinha aqui, haha.
      Sério? Não sabia, mas então vai ser assim: eu escolho o filme pela protagonista feminina e você pelo protagonista masculino. Somos super confiáveis nas nossas escolhas. kkkk
      Obrigada pelo comentário!
      Beijão! ♥

      Excluir
  13. Não assisti alguns deles mas Cisne Negro e O Clube dos Cinco <3 aiai melhores filmes hahaha Cisne negro é muito muuuuuito bom! Envolve todo um lado psicótico e aaaa adoro hahaha Clube dos Cinco é um clássico, né? Não tem como não amar! Beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu escuto há muuuito tempo sobre O Clube dos Cinco. Acho que tenho a obrigação de assistir ainda esse ano, haha.

      Excluir
  14. Clube dos cincos é muito bom, você precisa ver mesmo, os outros nós precisamos ver. kkkkkk, beijos no coração. Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imaginava que seria difícil encontrar alguém que tivesse assistido o último filme, mas parece que quase todo mundo não assistiu nenhum kkkk
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  15. Depois de muito tempo salvado nos meus favoritos por que amo saber sobre filmes novos e diferente, e o unico que conheço da lista acima é o cisne negro e confesso que anotei todos pra assistir e resenhar sobre eles, beijos adorei o post !

    regianeferreirablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.