21/03/2017

Filmes que me lembram o outono


Esse ano eu não reclamei tanto do calor como em 2016 - o que obrigatoriamente não significa que não foi tão quente. Todo ano, quando chega em setembro, eu já fico louca esperando por março de novo. Primavera e verão não me agradam em quase nada - a não ser a sensação boa que é sair de casa com um solzinho quente pela manhã. O problema é depois da nove horas ele já está insuportável e eu volto a reclamar. Então, fevereiro ter passado tão rápido foi um susto seguido de um alívio porque chegou o outono. Ainda bem.

Eu vi esse tema de blogagem coletiva no grupo Interative-se e achei que seria bom listar alguns filmes que me lembram o outono. Fato é que alguns dele nem se passam nessa época, mas eu sempre acho que qualquer filme com fotografia mais quente, com cenas em floresta e uma música indie com pegada de uma guitarra ao fundo sempre fica com esse ar. Todos os filmes aqui listado eu vi, então diferente do post 5 filmes que você deve ver em 2017, esses eu recomendo e não quero só relembrá-los pra mim mesma. Ah! Acho que exceto Amélie Poulain, esse post podia também ser intitulado como "filmes que (quase) ninguém viu".

Sei que vou te amar (The Black Baloon)


Com um título desses, é bem provável que vocês acreditem que seja um filme de romance com um clichê bom de Sessão da Tarde, mas não é. O filme retrata a vida cotidiana de uma família americana com dois filhos adolescentes, sendo que um deles tem um filho especial, com autismo. A trama se desenvolve a partir do dia em que a família se muda para uma nova vizinhança, a mãe da família está grávida e eles tem que lidar com as reclamações dos vizinhos sobre os barulhos que Charlie, o filho que tem autismo, fica fazendo para se entreter. Thomas tem 16 anos e precisa tomar conta do irmão mais velho e lidar com o preconceito dos colegas enquanto tentar ganhar o coração de Jackie, uma nova amiga da escola. Esse filme é tão lindo que convenci meus pais e um casal de tios a assisti-lo. O que me lembra do outono é uma cena no lago com os três protagonistas.

O fabuloso destino de Amélie Poulain


Enquanto eu via várias pessoas repostando ou usando alguma foto da Amélie como ícone de perfil no Tumblr, eu só imaginava sobre que fabuloso destino essa moça teria. Só fui assistir mesmo o filme no fim do ano passado, mais especificamente no dia 31 de dezembro, já que no dia seguinte ele ia sair do catálogo da Netflix. Me apaixonei desde o primeiro segundo propriamente dito da trama. A Amélie é o tipo de pessoa que eu queria me tornar: focada em coisinhas simples, momentos do dia a dia e pessoas profundas. O que me lembra do outono no filme talvez seja a fotografia quente ou por ser em Paris. Porque Paris me lembra o outono. Mesmo não tendo motivo nenhum pra isso.

Brilho de uma paixão (Bright Star)


Esse eu peguei emprestado com um amigo há uns sete anos e acabei gostando tanto que eu copiei pra mim. O filme é de 2010, mas a trama se passa na Londres de 1818. Fanny Brawne conhece seu vizinho poeta John Keats. Fanny costura suas próprias roupas e John passa o dia em meio aos livros escrevendo seus poemas. Quando Keats conta para ela sobre seu irmão doente, os dois se aproximam mais e Fanny descobre um amor verdadeiro, mas que se torna cada vez mais obsessivo e turbulento, até ter fim de uma forma prematura. O filme é baseado na vida real do poeta John Keats e tem uma fotografia e figurino de encher os olhos. É protagonizado por Ben Whishaw, que atuou em 007, A Garota Dinamarquesa e um dos meus filmes preferidos — e que logo quero ler o livro que o originou — Perfume - A História de um Assassino. O que me lembra do outono? Tudo. Simples assim.

O Jardim Secreto (The Secret Garden)


Eu li o livro que originou o filme por volta de 2008, se não me engano. Lembro que fiquei com um sorrisinho de canto de boca durante a leitura inteira e ele foi o primeiro livro que me abriu as portas pra uma imaginação tão fértil — e que até então nem eu sabia que tinha. Eu lembro do amor que eu tive pela Mary desde o começo, mesmo ela sendo um tanto quanto irritadiça, a menina tinha atitude e não se deixava abalar quando suas vontades eram proibidas. Vivendo em Liverpool, na Inglaterra, depois de toda uma vida na Índia, ela descobre que não será mais tão mimada como era, mas que com a força da amizade, ela vai ter um local secreto para se entreter no novo lugar e fazer coisas que jamais imaginara. O filme é de 1993, mas a fotografia e o figurino são bem fiéis à época que se passa no livro — no início do século XX — e também o jardim retratado são as coisas que me lembram o outono.

O invisível (The invisible)


Esse filme também peguei emprestado com um amigo. O título e a capa do DVD com um "dos produtores de O Sexto Sentido" me deixou meio preparada para o que viria. Acreditei ser um filme de terror e acabei errando sumariamente. Ele retrata a vida de Nick Powell, um jovem que sonha viajar para Londres para aprimorar sua escrita e que tem que lidar com a reprovação da mãe quanto ao seu dom. Nick é estudioso, correto, mas vende gabaritos de provas e trabalhos para ganhar dinheiro. Sem envolver-se em encrencas acaba sendo alvo de Anne Newton por conta de um erro de um amigo seu. Espancado e abandonado no meio de floresta, Nick é dado como morto, mas ele percebe que na verdade está num limbo, entre o mundo dos vivos e dos mortos e vai precisar contar com a ajuda de sua "quase" assassina para saber como retornar. Melhor que o enredo é a trilha sonora. E o que me lembra o outono é principalmente as cenas de floresta e as cenas finais na represa.

27 comentários:

  1. Só conheço um dos filmes que citou, mas tenho que concordar que amo cenários de outono e inverno até mesmo nos filmes. Parece tudo tão gostoso, confortável, agradável de viver rs. Assim como você, não reclamei tanto assim do verão este ano, mas admito que já estava torcendo para que o frio chegasse logo, e ele veio com brinde (le-se rinite) aiuehaiuhe, mas tudo bem ♥ Enfim, voltando aos filmes, vou procurar os outros, adorei as sinopses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outono e inverno são estações lindas de todos os jeitos, né? Dá até vontade de trabalhar, pegar transporte público, de viver sorrindo pelos cantos! kkkk Putz, esse brinde aí não é nada agradável, hein? Assiste sim! Recomendo todos.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  2. oi, oi.

    ai, gente! preciso ver TODOS esses filmes com urgência. só conheço "O fabuloso destino de Amélie Poulain" e por nome; ainda não tive a oportunidade de assistir. o mais legal é que todos os filmes que indicou parecem ter não só uma fotografia bonita, mas tbm as histórias interessantes, fugindo do clichê. amei! <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriel, como vai? ♥

      Amélie é linda, a fotografia é apaixonante e a trilha sonora é muito amor. Você tem que ver. Isso, é um ponto em comum de todos os filmes: a fotografia linda. Mas se o outono já é uma estação linda, acredito que todos os filmes que nos lembrem deles passarão a mesma sensação, né? Ah, que bom que amou!

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  3. Gostei das escolhas!
    O fabuloso destino de Amélie Poulain me cativou! E O jardim secreto tem um toque de outono mesmo.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Aline!
      Amélie é maravilhosa, né? Acho que O Jardim Secreto até se passa (pelo menos em alguma parte das gravações) no outono, porque a semelhança é bem acentuada.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  4. Adorei a lista, principalmente porque só vi um filme da lista. Vou procurar os outros pra ver nessa estação maravilhosa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Procura mesmo, viu? Chato é só que como a maioria é antiguinho, acho que não tem nenhum na Netflix... :( Mas é só dar uma "googlada" que você encontra pela internet.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  5. Concordo contigo, verão não é tão bom quanto fazem parecer, o outono é minha estação preferida <3
    Haha' e realmente essa fotografia lembra muito os tons típicos do outono, adorei sua ideia.
    Da sua lista eu só assisti o Jardim Secreto e olha... que filme lindo <3 amo demais e tenho muita vontade de ler o livro.
    Incrivelmente eu ainda não assisti O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. (sempre que digo isso pedras caem sobre mim...)
    Eu lembro da história de O Invisível, acho que devo ter assistido na sessão da tarde haha' Mas ler sua descrição me fez ter vontade de reassisti-lo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verão é suor, mosquito na cara, roupa grudando, vontade de morrer só em pensar que tenho que entrar num ônibus. Como amam tanto o verão? kkkk Enfim, outono e inverno: melhores estações ♥
      O Jardim Secreto é muito amor, né? O filme é até bem fiel ao livro, mas a Mary do livro é bem mais cheia de atitude e bem mais amável ♥
      A Amélie é um exemplo, viu? Apesar de algumas (muitas) pessoas dizerem que ele é um filme superestimado, feito pra agradar crítica, eu sou das que se unem ao coro de apaixonadinhos pela Amélie e amo muito. Amo mesmo.
      Será? Acho que é meio pesadinho pra Sessão da Tarde, mas se bem que esse tema não é lá tão original, né? kkkk

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  6. Que vergonha, eu nunca assisti nenhum destes filmes, rs. Talvez só "O jardim Secreto", mas não tenho certeza. Queria muito assistir esse "O fabuloso destino de Amelie Poulain", parece ser bem interessante e já vi outras blogueiras indicando ele.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Jardim Secreto acredito que passava na TV Cultura ou SBT, se não me engano... Talvez você tenha visto quando era criança, né? Acho que (quase) todo mundo que viu Amélie indica ele porque é muito amorzinho, viu?

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  7. Eu só conheço mesmo a Amelie, exatamente como você previu! ahahah' Desconfio de qualquer um que não queira se tornar Amelie Poulain, ela é um exemplo de pessoa a ser seguido. Outono é minha estação preferida também, depois vem o inverno (dormir com quinhentas cobertas <3<3), vou botar os filmes na lista pra assistir um dia, todos me chamaram atenção.

    Bjs!
    31 de Março

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meta de vida: me tornar o mais próximo de Amélie Poulain. Inverno: tomar chocolate quase queimando a garganta ♥ kkkk Assiste sim! Aposto que pelo menos um vai entrar para os seus favoritos.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  8. Gente, Sei Que Vou Te Amar parece uma graça, quero ver!
    Brilho de Uma Paixão também.
    O Invisível eu já vi e gostei muito.
    Amelie é maravilhosa!
    <3
    O Jardim Secreto é um dos filmes da minha infância.
    Juro que achei que teria na lista Outono em NY, haha.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito lindo Teca! ♥ Chega a te dar um sorrisinho bobo com mistura de "quero chorar" no final, sabe? As atuações são incríveis e a fotografia do filme é sensacional. Brilho de Uma Paixão vai te fazer ficar também obcecada por John Keats. Toma cuidado, viu? haha
      Amélie é maravilhosa e o Invisível tem um enredo muito bom.

      Ah, sério? Eu não assisti esse (acho pelo nome), mas me lembrou alguma coisa das irmãs Olsen, acho que por causa daquele filme No Pique de Nova York kkkk

      Enfim... Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  9. Mds como eu nunca vi esses filmes?? quero ver todos hahaha <3

    Blog >> www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabs ♥ Vê todos, hein? Aposto que pelo menos um deles vai entrar pra sua lista de favoritos.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  10. Realmente assim como você disse que o post poderia ser sobre filmes que ninguém viu, eu nunca vi nenhum desses filmes e confesso que o único que me chamou atenção foi O fabuloso destino de Amélie Poulain.

    https://deixacombinado.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Amélia acaba chamando um pouco da atenção de todo mundo, viu? Não tem como não querer se inspirar na simplicidade da moça ♥

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  11. Nunca vi nenhum desses filmes :( meudeus q bixo sou eu? Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que eu disse que (quase) ninguém tinha visto! Não se preocupa não porque a maioria das pessoas que comentaram não viram nenhum ou no máximo um.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  12. Outono é a minha época do ano favorita eu simplesmente amo! Sério!
    Amélie Poulain (além de ser o filme mais lindo de todos haha) combina super bem com essa época!
    Fiquei curiosa com relação aos outros, tirando jardim secreto os demais nunca vi!
    Beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem como não amar essa estação meio fria e meio quente (mas mais frio do que quente?) hahahaha
      Amélie Poulain, Paris e toda aquelas musiquinhas francesas, como não amar? ♥
      Olha, sei que fiz o post com todos, mas dos que você não viu recomendo principalmente Brilho de Uma Paixão. Sério, você tem que ver!

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  13. Poxa, da sua lista só assisti dois! Mas me interessei muito pelos outros... devem ser ótimas indicações, vou procurar. ;)

    Beijos!
    Blog: *** Caos ***

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto da primavera e a única coisa do verão que gosto é o tempo maior com luz do sol mas dispenso totalmente o calor.
    Já tentei assistir o filme da Amelie, mas eu dormi =/ Preciso tentar de novo em um dia em que esteja disposta porque sei que vou gostar (ainda mais retratando Paris).
    Já quero muito ver Bright Star por motivos de: London is calling <3
    Inclusive, indo no tema do post, obrigada pelas dicas de filmes que me deixou! Anotei tudo e conforme for assistindo, te conto se gostei :)
    Um beijo!
    P.S.: agora que parei para olhar o ano em que nasceu: 1997. Gente, sou "só" dez anos mais velha que vc XD Não é de se admirar que você lembre pouco de Smallville e eu lembre tintim por tintim heh

    ResponderExcluir
  15. Só filme lindo! Que saudade de O Jardim Secreto, faz muito tempo que assisti, fiquei na vontade e quero ver de novo! Outono é uma época tão boa!

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.