Desde o dia que eu assisti aquele curta super famoso feito pela Disney, Paperman, eu tenho buscado vários outros pra assistir. O bom dos curtas é a facilidade de se encontrar na internet, isso porque a maioria dos criadores disponibiliza suas criações ou no YouTube ou no Vimeo. Ou seja, a gente assiste uma coisa bacana, de forma legal e ainda contribui com o trabalho do diretor. Tem como melhorar?
O que eu mais gosto nos curtas é o comparativo que faço com o cinema: é como se os filmes fossem livros e os curtas fossem contos. O curta - igual o conto - tem ser capaz de chamar atenção do espectador em pouco tempo e ele tem que ter quase as mesmas fases que um filme tem: início, desenvolvimento, clímax, resolução (ou não) e fim. Então, eu acredito mesmo que vocês tem que assistir esses curtas (e essa não é lista só pra que eu mesma me lembre, estou recomendando mesmo).
CARGO
Encalhado no meio de um apocalipse zumbi, um homem põe em ação um improvável plano para proteger sua preciosa filha.
Eu não gosto de zumbis. Todo mundo que me conhece sabe. Assistir esse curta foi uma novidade até pra mim. Um humano que sabendo que vai em breve virar zumbi decide salvar a filha ainda bebê é uma sinopse impossível de não chamar atenção. E o conteúdo em apenas sete minutos também não deixou por menos. As atuações são incríveis e o cenário é perfeito. É de pôr qualquer grande produção no chinelo. Em 2013, o curta foi finalista do Tropfest Australia, o festival de curtas-metragens mais importante do mundo. E ele é o primeiro dessa minha lista não por acaso: é o melhor curta que eu já vi na vida.
Inside
Daniel é interrogado em uma clínica psiquiátrica. O que há por trás da mente humana? Quais os segredos da mente humana? O que acontece quando se provoca uma pessoa que não consegue se manter no controle?
Primeiro ponto: esse curta é de 2002. O curta retrata o cotidiano de uma pessoa portadora do Distúrbio de Múltiplas Personalidades. Com personagens bem marcantes, passagens de luz e um único cenário, é impossível chegar a cena final e não fica pensativa por um longo tempo depois.
Eu assisti esse curta há três anos pela primeira vez. Quando pensei nesse post, fui assistir de novo só pra relembrar. E chorei de novo. No meu perfil lá no Filmow, eu deixei um comentário dizendo que tinha sido a animação mais linda que eu já tinha visto. E não mudei de opinião. Fiquei tão feliz de ver esse curta de novo que chamei o pessoal de casa pra parar o que estavam fazendo só para ver. Não tem como não se encantar.
Eu venho sempre assistindo vários curtas. Já que nos livros, filmes e séries eu fico bem desapontada com a quantidade que consumo, ao menos nos curtas-metragens eu assisto muitos de uma só vez e descubro sempre títulos bem interessantes e curiosidades aleatórias como ficar sabendo que aquele filme de terror "Quando as luzes se apagam" - que foi bastante criticado, inclusive - foi produzido porque um curta intitulado "Lights Out" foi vencedor de uma competição - o curta é muito bom, falando nisso. Talvez eu traga um outro post assim. No mais, sintam-se à vontade para me fazer indicações. Estou a postos pra ver todos.
O Farol
Cheio de sutilezas e simbolismos, o filme trata delicadamente da relação entre pai e filho, do crescimento, de amor e respeito. Mostra, em pouco mais de 7 minutos, o crescimento, o aprendizado, a partida, o retorno e o envelhecimento. E o fim, que é também começo.
Eu venho sempre assistindo vários curtas. Já que nos livros, filmes e séries eu fico bem desapontada com a quantidade que consumo, ao menos nos curtas-metragens eu assisto muitos de uma só vez e descubro sempre títulos bem interessantes e curiosidades aleatórias como ficar sabendo que aquele filme de terror "Quando as luzes se apagam" - que foi bastante criticado, inclusive - foi produzido porque um curta intitulado "Lights Out" foi vencedor de uma competição - o curta é muito bom, falando nisso. Talvez eu traga um outro post assim. No mais, sintam-se à vontade para me fazer indicações. Estou a postos pra ver todos.
Eu fico boba em como alguns curtas conseguem mexer com a gente em tão pouco tempo né? rs
ResponderExcluirPois é menina! Coisa de 7 minutos e já deixa a gente pensativa, né?
ExcluirObrigada pelo comentário! :)
Beijão!
Acredita que eu NUNCA assisti nenhum desses indicados? Na verdade eu fiquei sabendo dos curtas apenas depois da sua postagem, confesso que gostei.
ResponderExcluirEu AMO contos, então provavelmente irei amar os curtas e eu acabei de pesquisar e realmente: a facilidade para encontrar os mesmos é impressionante, o que vai facilitar a minha vida de quem não tem o que fazer e quer conhecer coisas novar... Estou super interessada.
EU AMO ZUMBIS, então vou correr para cozinha, fazer uma pipoca e correr para assistir com minha família, pretendo voltar aqui para deixar muito opinião, estou seguindo o blog.
http://eufloresci.blogspot.com.br/
Acredito sim! O "ruim" dos curtas é que eles só são acessíveis pra quem procura mesmo, porque não há grande divulgação por aí. Acho que se passasse mais na TV, na Netflix não sei, ou que o trabalho desses diretores fosse mais respeitado, uma quantidade muito maior de pessoas conheceria.
ExcluirQue legal que você já foi pesquisar sobre, hein? É bem fácil mesmo. Tem dificuldade nenhuma. E sobre os contos... Bem, eu já publiquei alguns aqui, hein? ~merchandising mode on~
Se eu que não gosto de zumbis acabei amando o curta, você vai achar excepcional. Assista assim que puder!
Obrigada pelo comentário! :)
Beijão.
Nunca me interessei muito por curtas mas esse post me deixou muito intrigada com eles, fiquei querendo muito ver Cargo mas infelizmente o vídeo não quis pegar, como se tivesse saído do ar, sabe? Se conseguir algum link me chamaaaa hahaha Inside também me chamou atenção mas pelo horário - e por ser medrosa com qualquer coisa - vou deixar pra ver durante o dia e já aproveitar pra fazer a bae assistir comigo! Beijão
ResponderExcluirQuero ser Miranda
Putz, Ray... Tenta de novo! É o link do vídeo original. Qualquer coisa dá um F5 que vai. De vez em quando acontece isso comigo também. Inside não dá medo não! haushahash' No máximo, um suspense. Mas não tem susto nenhum.
ExcluirObrigada pelo comentário! :)
Beijão.
Nosssaaaa Selmaaa! Que postagem maravilhosa e enriquecedora! Estou boquiaberto. Primeiro, devo admitir que quase nunca vejo curtas. Nunca despertei um interesse similar ao seu para pesquisá-los e procurá-los. Vejo mais filmes e séries mesmo. Mas já vi uns legais. E por incrível que pareça, não esqueço deles. Vi uma vez sobre uma boneca que dançava, e se auto construia e desconstruia. Acho que postei no AP. Vi o da Disney que citou no início da postagem! Agora, devo dizer: EU AMO ZUMBIS. Como não pode gostar Selma? The Walking Dead é muito booom. Inclusive tenho que colocar em dia. SOS. Adorei esse curta. Simplesmente apaixonante. Como ele teve essa ideia? Incrível. Incrível. Adorei mesmo! Uma curiosidade. Não sei você conhece a série 3% da Netflix, que é brasileira e estreou no início de Dezembro ano passado. Veio de um curta com o mesmo nome também!
ResponderExcluirACESSO PERMITIDO. ♥
www.acessopermitido.com
Eu já assisti 3%, amo demais toda aquela história linda e já to doida pela segunda temporada, viu? Então, eu sabia de que ele tinha vindo de "quase" um curta. Porque na verdade o que foi postado seria tipo o piloto, não é isso? E desde então o diretor procurava parceria com emissora pra levar a ideia adiante. Detalhe: nem vi o original ainda no YouTube.
ExcluirAcho que depois que você se pega conhecendo um curta, você quer ver vários! Bom é que a maioria tem menos de dez minutos, ou seja: rapidinho, você já tem vários pra adicionar na lista. Pra gente preguiçosa feito eu é uma mão na roda, como diria minha mãe kkkk
Esse da boneca acho que nunca vi... Vi Alma uma vez, de uma menina que passa em frente a uma loja de bonecas que tem uma boneca igualzinha a ela e depois de um tempo, ela se transforma na boneca. Meio creepy, meio terror "fofo", haha.
Acho que Paperman é o curta mais conhecido do mundo, haha. Até quem não sabe que se trata de um curta já viu ele.
Ah, eu não curto muito essa temática. Ainda prefiro vampiros, lobisomens e bruxas.[Vampiros principalmente].
Obrigada pelo comentário (lindo de se ler, inclusive)!
Beijão.
Eu assisti O Farol ano passado, peguei como base para o curta que precisava fazer na faculdade. Sou apaixonada nele! Adoro essas coisas de animação, e fiquei ainda mais encantada com o mundo dos curtas, quando descobri o trabalho que dá para montar haha. Mas é um mundo magico e maravilhoso.
ResponderExcluirVou ver os outros que tu indicou
Beijos
http://giselleovits.blogspot.com.br/
Ai que lindo! Queria ver seu curta. Tomara que eu precise fazer um dia pra minha faculdade também, porque aí eles emprestam a câmera de lá kkk
ExcluirTão simples, mas tão trabalhoso, né? Vê sim, depois diz o que achou.
Obrigada pelo comentário! :)
Beijão
Eu quase não assisto curtas, mas esse post despertou a vontade de assistir hahah.
ResponderExcluirNão conhecia nenhum destes que você falou, acredita?? Mas eu me interessei. Assim como você, eu também não gosto de zumbi, mas pelo que você falou sobre Cargo, juro que vou tentar assistir em breve. Os outros também me interessaram bastante e parecem ser bons.
Beijos!
http://creative--theory.blogspot.com/
Olha, te recomendo viu? Depois que começa a ver um, aí vê outro que parece interessante nos vídeos recomendados do Youtube, e quando vai ver: pronto! 3 horas assistindo curtas. O bom é que a maioria tem menos de dez minutos, ou seja você vê muito conteúdo em pouco tempo.
ExcluirAssiste sim! São todos curtinhos, vale a pena.
Obrigada pelo comentário! :)
Beijão.
Cruzes, vi o inicio desse Cargo e não sei se eu assistiria não. Tá muito realista, tenho medo, sou cagona mesmo, hahaha! Achei bastante interessante esse Inside. Salvei pra assistir mais tarde (porque agora to no estágio agora). Esse O Farol parece ser emocionante, também salvei. ;) Adoro esses curtas! Sempre que tiver pra indicar, faça posts como esse, porque eu gostei.
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Sério Thami? haha Poxa, eu gostei tanto... Mas que bom que salvou Inside. É sensacional a cena final e você fica boquiaberta com a genialidade do diretor, sério! O Farol é muito amorzinho mesmo. Bom saber! Vou fazer mais daqui a algumas semanas de novo então.
ExcluirObrigada pelo comentário! :)
Beijão.
Eu ainda não assisti esses, mas o meu preferido é Reflections of a Skyline
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=3VeyL6VL8Fw
Assisti agora! Quanto amor escondido, sufocado, pulsado em cada palavra, hein? Vou pôr no próximo post, hein?
ExcluirObrigada pelo comentário (e pela sugestão)! :)
Beijão.
Que postagem incrível, moça. Eu amo curtas, tenho uma paixão imensa por vários que já vi ao longo dos meus 20 aninhos rs. Sempre que encontro um novo, fico namorando até enjoar ihaeuiheiu, mas acho tão incrível, tão sensacional como é possível criar um conto dentro de alguns minutos. Os que separou são muito bons, o primeiro até me surpreendeu, nunca imaginei algo parecido ♥
ResponderExcluirAh, queria uma lista dos seus preferidos também! ♥ Curta também é bom porque é difícil de esquecer um enredo tão pequeno, né? Acho que o primeiro vai ser meu xodózinho por um bom tempo.
ExcluirObrigada pelo comentário! :)
Beijão.
Acho que não existe nada que eu mais ame nessa vida que boas indicações. Livros, músicas, filmes, séries... Curtas são novas experiências pra mim. Mas vou começar de agora vendo tudo isso aí, menina. Achei genial só de ler suas descrições.
ResponderExcluirAi Ana, eu fico muito feliz com seu comentário! Muito bom saber que tem gente que gosta de acompanhar as coisas que eu vejo e indico.
ExcluirObrigada pelo comentário! :)
Beijão.
O único que vi desses foi o Inside, que é muito perturbador e forte... Mas excelente. Gosto de curtas, inclusive já atuei em alguns, mas ultimamente vejo mais séries do que curtas ou filmes, hahaha Porém, vou pegar essas dicas, guria.
ResponderExcluir;*
Eu amo Inside. Sério? :O Posta sobre eles! Eu ia adora assistir todos. Que bom que curtiu as indicações.
ExcluirObrigada pelo comentário! :)
Beijão ♥