25/01/2017

NON DVCOR, DVCO

Pátio do colégio: aqui foi construído o colégio jesuíta fundado pelo Padre José de Anchieta em 1554.

Quando me perguntam porque eu gosto tanto de São Paulo, eu quase nunca sei o que responder. Formulo dezenas de respostas meia-boca e acabo sorrindo de jeito meio idiota porque simplesmente não tem como explicar o que é amar uma cidade. E menos ainda o que é morar numa cidade que se ama. "São Paulo é terra de loucos", eles disseram. E não estavam errados. Loucos pela instabilidade, rapidez e instantaneidade  que só essa cidade possui. Uma mistura de cores, credos, costumes, trajes e etnias que pouco se encontra em outro lugar. Numa visita ao CTN e você se sente no meio do sertão nordestino, se conhece um pouco do Japão na Liberdade, desfruta da cultura árabe na região do Brás, vai no Bixiga e come um belo spaghetti numa cantina italiana super charmosa. Como não amar uma cidade que carrega em si um pedaço de quem por aqui passa?

Mãe de pedra, minha doce mãe cinza, eu te parabenizo pelo seu aniversário e te agradeço pelo abrigo, pelos sonhos realizados e por todos aqueles que ainda virão. Mãe louca que às vezes vê os filhos sofrerem, mas que também sabe ter seus encantos. São Paulo, minha terra natal, de sangue e coração, é a ti que pertenço. E é a ti, que apesar das dificuldades, agradeço pelas oportunidades. Obrigado por receber a todos de braços abertos, receber refugiados que veem em ti a esperança de um recomeço, já que cada vez eu vejo o sorriso de uma criança sã e salva, eu vejo o tamanho da sua importância para essas famílias. Obrigado cidade-mãe. Parabéns pelos 463 anos de idade. Espero poder comemorar contigo os 500 anos. Por enquanto, a gente vai vivendo - e se acostumando - à loucura.
Hoje, dia do surgimento de São Paulo, foi o dia também que escolhi pra iniciar com o Conto. É o terceiro blog que inicio e não vou criar grandes expectativas, porque a vida não funciona bem com elas. Mas aqui estamos e enquanto estivermos, que sejamos felizes.
*Non dvcor, dvco é o lema inscrito no brasão da cidade, e significa Não sou conduzido, conduzo.

3 comentários:

  1. Que legal, adorei! Eu tb amo SP, apesar de só ter ido para eventos do blog. Tenho mt vontade de ir algum dia pra conhecer de fato, turistar. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Delícia que é amar uma cidade, né?

    Está tudo lindo aqui, Sel! Dure o tempo que durar (e eu espero que seja bastante), sei que vai ser uma ótimo cantinho na internet para visitas: você é um arraso como blogueira!

    Sucesso!

    Um quinta linda para você ♥
    O Único Jeito

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada por SP, mas não acho que conseguiria morar aí. haha

    Adorei o seu blog! ♥ Espero (de coração) que, dessa vez, você continue com firme e forte. Já te adicionei ao meu blogroll! :)

    Beijos,
    Attraversiamo

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.