05/03/2017

Romance de prateleira


Num impulso, ela tivera os olhos comparados aos de Capitu. Ela, não queria compará-lo a Bentinho, não porque não o achava tão charmoso quanto, mas porque, supersticiosa como era, achava que um apelido assim, acabaria os levando ao mesmo destino do casal de Machado.

De Capitu, ela só tinha os olhos. Encobertos em largas lentes. Talvez o cabelo um pouco desgovernado. Nada mais. De Bentinho, ele só tinha a sabedoria, a perspicácia. A mansidão. Talvez os cachinhos. Nada mais.

Casal diferente. Desses que não se pegam no meio da plataforma de trem, desses que não chamam atenção. Que se sobressaem pelo sentimento envolvido, algo que vai muito além de status em rede social.

Ela, a metida à nerd. Livros de todos os gêneros, músicas de todas as culturas. Milhares de textos incompletos e outros tantos sem nem começar. Ele, metido à boêmio. Poesia, MPB e um jeito de falar que parecia ter acabado de vir dos anos 80. Escrevia também, mas mantinha suas obras escondidas.

Ela, cabelos ondulados. Ombros largos, cintura não tão fina, bunda maior ainda. Ele, barba por fazer. Uma barriguinha saliente e um livro na mão. Legião Urbana no fone e um chiclete de menta na boca.

Ela, mar revolto. Ele, navio desbravador. Extrovertida e tímido. Poesia e fantasia. Alceu Valença e The Killers. Casal esquisito, casal que não é retratado em novela da Globo. Do tipo que nem posso chamar de normal. Amor que veio dos livros. Romance de prateleira.
*repost do meu blog antigo

28 comentários:

  1. Oi! Acredita que, depois de publicar e ouvir a Playlist algumas vezes, eu pensei em tirar "Ainda bem"? Rs.. Achei que não tava encaixando com as demais músicas.
    Realmente, tudo o que você disse faz sentido.. Os "e se's" nos prendem muito, né?
    Obrigado pelo comentário enriquecedor e por seguir o Blog. Faz toda a diferença.

    Gente!! Que texto incrível!
    Eu adorei, de verdade. Que referência perfeita ao Dom Casmurro!
    Nossa! Você tem muita sensibilidade e destreza para usar as palavras. Jamais perca isso.

    Beijos.
    Douglas

    http://ocoracaodomenino.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma das minhas músicas nacionais preferidas, mas no dia que adicionei em uma das minhas playlists motivacionais pra ouvir durante a manhã eu desisti logo dela e acabei tirando também. Sei lá, acho que ela é daquelas que funcionam sozinha e não casa bem com nenhuma outra música. Existe algo assim?
      Eu que agradeço pelo carinho em retribuir o comentário! ♥

      Muito obrigada por isso! Fico muito feliz que tenha gostado! E eu realmente espero não perder isso — e aprimorar conforme o tempo passa.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  2. ""O amor que veio dos livros, romance das prateleiras"
    Eu sempre pedi para Deus que prepara-se uma pessoa que fosse apaionada por livros assim como eu, que respeitasse as palavras e enxerga-se nelas uma forma incrivelmente incrivel de falar em silêncio, eu gostei muito do casal esquisito, acredito que eles nem sejao esquisito (eu sei que o texto é de sua autoria, e você que decide de como os personagens se comportam)mas eu acredito que eles são a moda antiga, que nao se limitar viver na algaza desses 'amores' de hoje em dia, que o sentimento que predomina e que o amor é a base de tudo, que não precisam de fotos em redes socias para provar que se amam, e mesmo que eles tenham umas crise de ciumes, eles se amam e lembram que a confiança habita dentro dele, no mundo a moda antiga, no relacionamento conhecido como esquisito, mas completamente normal <3

    http://dosedestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um carinha que leia, cante ou desenhe ♥ Aliás, que faça qualquer tipo de arte. Acredito que arte transforma as pessoas e faz com que elas enxerguem o mundo de um jeito diferente, o que me fascina e me faria amar fácil, fácil um companheiro assim.
      E olha, o texto é meu, mas na verdade eles só são esquisitos aos padrões atuais, porque amor de verdade, pelo menos no meu conceito é assim: puro e simplório. Aliás pra quê mais num sentimento tão singelo, não é?

      Muito obrigada por esse comentário lindo! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  3. Que texto mais lindo, Selma!
    Acho que sou a única pessoa nesse planeta que ainda não leu Dom Casmurro. Não tenho o costume de ler literatura brasileira, apesar de ter livros muito elogiados. Posso contar nos dedos quantos livros brasileiros li, enquanto os internacionais eu não teria nem memória nem mãos o suficiente para listar.
    Meta de leitura esse ano: Dom Casmurro. Porque to me sentindo por fora haha
    Mas voltando ao seu texto, está incrível! Pela forma que você descreve, os personagens parecem estar em perfeita sintonia, a começar pelas comparações que fazem um ao outro referente ao livro do Machado.

    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, obrigado Kim! ♥
      Não deve ser a única, mas também não é exceção, viu? Foi meu primeiro — e talvez o único dos clássicos nacionais. Tenho vários deles na minha estante, mas acabam sendo sucumbidos pelo desejo de ler os mais atuais... Mas Dom Casmurro é apaixonante demais! Eu amo Capitu, mas amo ainda mais o "tio" de Bentinho, José Dias. Sei que é vago eu ficar falando do livro se você não leu. Mas sério: leia mesmo.
      Que bom que percebeu a sincronia! Apesar das disparidades eu queria deixar bem marcado a atração de um pelo outro.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  4. Oi Selma, que texto encantador, como precisamos cada dia mais desses romances de prateleiras...Romances de redes sociais já cansaram. Lindo texto, eu entendi as referências hahaha. Como sempre, parabéns!!! Tem post novo no blog, te convido a dar uma olhadinha. Beijocas! ♥

    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o mundo necessita mais disso (até eu necessito haha). Dom Casmurro ♥ Que bom que já o leu e obrigada sempre pelo carinhou, viu? Pode deixar que já, já dou uma passada por lá!

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  5. OOi Selma, a primeira coisa que queria comentar é que amo essa foto, inclusive eu tenho ela salva no meu pinterest, amo essa coisa de casais, livros, bibliotecas e retratos deles hahahaha Tenho um sonho de fazer um ensaio fotográfico de algum casal algum dia em uma biblioteca e talvez reproduzir essa imagem haha... Sobre o texto que amorzinho!! Sou apaixonada por textos que intercalam ele e ela, são os meus preferidos tanto para ler quanto para escrever! Gosto dessa ideia de casais reais, humanos e distantes dos casais das novelas da globo hahaha Por incrível que pareça eu nunca li Dom Casmurro, amo Machado de Assis (Memória póstumas de Brás Cubas <3), mas o mais clássico de todos deixei na prateleira, acho que preciso mudar essa realidade e me deparar também com os olhos de Capitu.
    Acho que sou um pouco "ela" e me contentaria muito com alguém como "ele" hahaha acho que seria um casal estranho feliz! hahahah

    Ahh queria comentar também do seu penúltimo post, fiquei mor felizona quando vi que você compartilhou textos que eu também amei e li nessa semana <3 (Amo quando encontro pessoas que compartilham dos mesmos gostos que eu hahaha) Aquele texto da desencorando é tãooo booom né? E o texto da Lari <3 Estava com muitas saudades dos contos também!

    Beijinhos e ótima semana!

    Bi
    janeladela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro: QUE COMENTÁRIO MAIS LINDO!

      Eu também amei essa foto! O texto eu tinha escrito há algum tempo, mas quando procurei alguma imagem pra ilustrar esse post e vi essa eu soube na hora: era a foto. Eu acho que você devia ler Dom Casmurro logoo, viu?

      O post do Desancorando ♥ O conto da Lari ♥

      Muito, muito obrigada por esse comentário! :)
      Um beijão! ♥

      Excluir
  6. Até viajei!
    Adorando seus contos sabia? Adorei essa combinação de Alceu com The K. <3

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Cams! Alceu e The K é bem inusitado, né?
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  7. Lindo e intenso ♥ É estranho o quanto duas pessoas tão diferentes podem se parecer tanto, né? Pessoas que se conectam por conta do destino ou de algo melhor que prefira chamar. A literatura brasileira é repleta de inspirações incríveis e bem elaboradas, prova disso é seu conto e a leveza que conseguiu levar para os personagens, tão gente como a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ♥ Sim, mas acho que é isso o que amor provoca. Essa proximidade de almas tão opostas, né? É de gente como a gente que os textos precisam, que bom que conseguiu perceber essas sutilezas da escrita.
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  8. A Polônia é um país incrível! Muito cristão, com pessoas acolhedoras, parques maravilhosos, construções gigantes e a Polônia foi 80% destruída na guerra e toda reconstruída depois. Ah e tem chocolates muitooo baratos!
    Enfim, veja meu diário de viajem, você vai gostar :)
    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/search?q=pol%C3%B4nia

    Sobre seu post, eu ameeei esse texto ♥
    Fiquei imaginando o casal todo fofo e diferente, mas completos!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já já dou uma conferida no seu diário de viagem, pode deixar!

      Muito obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  9. Vc descreveu o rapaz que estou ficando hahaah
    Ele é tão fofo. E eu uma doida!

    https://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Awnn *u* Ele dever um lindinho mesmo. E o mundo é das doidas (ou não?) kkkk
      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  10. Ai, que amorzinho esse texto. Adoro pessoas assim, diferentonas, rs. E quando duas pessoas assim se encontram e se gostam, adoro mais ainda. Mostra que quando o sentimento é verdadeiro, a diferença não tem significado algum, ou até tem, um significado de que a diferença também pode dar certo, que a frase "os opostos se atraem" realmente faz sentido e funciona.

    Beijos,
    Última postagemBlog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amorzinho você Gaby! Eu também! Não entendo muito bem qual são os padrões para ser considerado "normal", mas eu costumo quebrar todos os que acredito fazerem parte deles. E sinceramente, adoro outros diferentões também. Isso que você falou da diferença, me lembrou um trecho da música Alívio Imediato, do Engenheiros do Hawaii: "A diferença é o que temos em comum".

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  11. Que conto lindo. Eu tinha certeza que ainda iria encontrar alguém em uma biblioteca ou numa livraria e me apaixonaria, mas não aconteceu. Aconteceu que o "príncipe" presenteava sua dama com livros ao invés de flores e a dama se derretia hehe

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lary! Eu ainda mantenho essa mesma esperança, sabia? De talvez um livro em comum traçar o plano perfeito.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  12. Guria, que amorzinho de conto! ♥ Soa como uma descrição tão real. Imagino que já trombei esse casal algumas vezes ao longo dos anos, sabe? Bem brasileiro e cheio de referências - ou seja, adoro. Aliás, nunca irei cansar de repetir: você escreve bem demais, meu. Não pare nunca!

    Beijão,
    Attraversiamo.

    ResponderExcluir
  13. Que texto maravilhoso..
    Lembro quando li Dom Casmurro pela primeira vez para uma prova na escola.
    Não dei a atenção devida e peguei birra com a história.. Foi depois de "velha" que me apaixonei

    ResponderExcluir
  14. Oe!
    ME ABRAÇA PELAMORDEDEUS!!!!!!!! Eu amo Dom Casmurro, é meu segundo livro preferido da vidaaaaaaaaaaaa. Sim, eu fico EXTREMAMENTE ANIMADA quando as pessoas falam dos meus livros de cabeceira, sorry. Mas não gosto de romantizar a relação porque o Bentinho era muito doentio e obsessivo e doido e etc. Ainda bem que ela sabia que essa comparação seria trágica.
    Amei o texto. Amo o blog.
    Sonho com um amor que curta Alceu Valença e The Killers.
    Beijos
    Se Esse Mundo Fosse Meu

    ResponderExcluir
  15. AAAI, que coisa gostosa, queria um romance de prateleira, alguém que também escrevesse e também se perdesse nos livros como eu <3

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Aaaawn que lindo *U*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  17. Owwwnnnnt Selmaaaa! ♥ Que lindo. Por mais amores estranhos assim. ♥ Inclusive, estou precisando. "Procura-se alguém com sotaque dos anos 80!". Vou espalhar cartazes, quem sabe!

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.