14/03/2017

Vampiros em Dallas | As Crônicas de Sookie Stackhouse - Livro 2

Eric Northman: o personagem que você mais odeia amar

Eu escrevi a resenha do primeiro livro da série pouco antes de terminar o segundo, e escrevo essa passando da metade do terceiro. É engraçado que não me lembro de começar a ler uma série tão assiduamente desde Rangers — A ordem dos Arqueiros, que não por acaso, ficou empacado no sexto livro de uma coleção de doze. Eu, que comecei a ler por um impulso psicótico por saber a fundo sobre a vida de Sookie Stackhouse, acabei me apaixonando pelas duas vertentes que contam sua vida — tanto a escrita, quanto à televisiva — e acho que só paro agora no 13º livro, que falando nisso, nem tem tradução prevista ainda.

Em Vampiros em Dallas, a ação corre bem mais solta que no primeiro livro da série. Após Eric Northmann descobrir seu dom telepático, Sookie precisa fazer alguns favores para o dono do Fangtasia, o que inclui ir à Dallas com Bill para ler a mente de alguns humanos e ver se consegue descobrir o paradeiro de um vampiro de mil anos que está desaparecido. Esse segundo livro já tem diversas disparidades em relação à adaptação, mas eu fiquei muito contente da Irmandade do Sol não ser só coisa da cabeça de Alan Ball. Pra quem não conhece a trama de True Blood, a Irmandade é uma igreja evangélica que prega o ódio aos vampiros e promove eventos e "cursos" em que é ensinado aos fiéis as maneiras mais eficazes de se matar um vampiro. Parece sádico para uma instituição religiosa — e é —, mas as descrições do lugar e a forte personalidade do casal Newlin é intrigante. Chega a dar agonia de tão fanáticos que eles são.

Sam Merlotte: o cara que dá nome ao bar em que Sookie trabalha não é meu ideal para a garçonete, mas é um lindo mesmo assim.

Acredito que por Sookie sair do seu mundinho habitual, e como diria Joseph Campbell ser "chamada à aventura", o livro toma um rumo totalmente diferente do primeiro. Dallas é mais agitada, mais perigosa e muito mais envolvente do que Bon Temps, que mais parece uma grande área rural. Nesse livro Sookie está bem mais preparada física e psicologicamente para a vida noturna ao lado dos vampiros. E eu conheci uma parte dela que não vi com muita nitidez na série: apesar de amar Bill — e sabermos que ela perdeu a virgindade com ele —, vemos que ela tem sim uma quedinha por Sam, uma quedinha por Eric, uma quedinha por JB Du Rone, e... Ufa! Nem eu imaginava que a garçonete tinha tempo pra fantasiar tanta coisa — e na verdade isso até me irritou um pouco, porque até chega a se insinuar que ela é promíscua, o que não é.
— Portia não é tão durona como todo mundo imagina — Terry me disse. — Já você é um docinho por fora e um pitbull por dentro.
— Não sei se fico lisonjeada ou se meto um soco no seu nariz.
Desse livro, deixando de lado Sookie, claro, meus personagens preferidos são Eric e Farrell — que eu prefiro chamar como seu nome mais antigo, Godoric. Eric continua tão sarcástico quanto no primeiro e em Godoric vemos a decadência e sofrimento de ter uma vida eterna. Vemos em Godoric a aflição de tantas mortes, tantas tragédias e desastres e sentimos nele, na sua angústia mais profunda, o pouco que resta da sua natureza humana.

Godric na série, Godoric/Farrell nos livros: o personagem que você ama depois de duas ou três falas.

Da diferença entre série e livros, eu senti falta da bacante Maryann na coleção literária. Na série ela provoca um auê na cidade, envolve Sam nos seus planos e faz uma reviravolta em boa parte dos personagens secundários — já que a Sookie só a enfrenta bem perto do fim da segunda temporada. A bacante até existe nos livros, mas com uma participação bem — mas bem — menos enfática. Maryann é adoradora de Baco, deus do vinho, e ela se deleita nos rituais em que promove bebedeiras, orgias e atos violentos entre os habitantes da pacata cidade: cenas essas que não se passam nem parecidas nos livros.
 — Coloque aquela calça jeans justa que amarra ao lado — sugeriu leve.
Ela não era exatamente jeans, mas de um tecido colante. Bill adora quando coloco essa calça, que tem cintura bem baixa. Mais de uma vez cheguei a desconfiar que Bill está tendo fantasias com Britney Spears.
O que eu gosto da escrita da Charlaine, é que apesar de bem leve e descomplicada — às vezes, até demais — é que ela encontra uma maneira de deixar um buraco destapado, uma história mal contada, e é isso que dá aquele gostinho de quero mais, sabe? Nesse livro, Pam também ganhou de vez meu coração. Ela, super hospitaleira e gentil com Sookie — só que não —, mostra que até se importa com o interesse que Eric tem pela garçonete, mas ela continua achando que humano não passa de alimento. Vai entender, né?

Jessica Hamby: de adolescente devota à religião à uma vampira meio perdida na nova vida. A baby vamp que você mais respeita.

Um assassinato no início do livro e que mal é resolvido até o fim dele — já que Sookie vai pra Dallas — me deixa muito chateada porque é um dos meus personagens preferidos da série e faz uma diferença danada nos outros livros (atualmente estou indo para o oitavo livro e percebi isso). Na série, ainda tem a inclusão da baby vamp Jessica, que Bill é obrigado a criar por conta de uma pena através da lei vampira. Os fãs dizem que é bom essa inclusão porque a gente sente bem como é a transição entre vida humana e vampira e todas as dificuldades que vem com essa mudança. Isso sem contar todas as cenas fofas de pai e filha entre Jessica e Bill.
— Sim, teria sido uma pena perdê-la antes mesmo que tivéssemos uma chance de tirar proveito de você — disse ela, com uma praticidade assustadora. — A mênade poderia ter escolhido várias outros humanos associados a nós. Todos eles muito mais descartáveis.
— Obrigada pela acolhida calorosa, Pam — murmurei.
O terceiro livro vem com algumas boas reviravoltas, uma outra cidade, novos personagens que vão ser importantes em vários outros momentos e a Sookie acaba passando mais tempo com seus amigos sobrenaturais do que com os próprios humanos. Mas ela nem reclama tanto assim por isso. Só que isso é assunto pra outra resenha...

Ficha Técnica

Sookie após um acordo com os vampiros, é obrigada a realizar pequenos serviços de acordo com seu dom. Quem solicitou foram os Vampiros de Dallas, que vêm enfrentando sérios problemas com a resistência humana da Irmandade. Além disso, um amigo muito próximo de Sookie foi assassinado e ela precisará descobrir quem foi o autor do crime.

Título original: Living Dead in Dallas
Autora: Charlaine Harris
Editora: ARX, Saraiva
Páginas: 255
Nota: 4/5

(LeLivros - Disponível em PDF, ePUB e mobi)

8 comentários:

  1. Confesso que não conhecia os livros e também confesso que fiquei muito interessada *-* gosto muito de histórias com vampiros e essa me chamou bastante a atenção por demonstrar bem o estilo vampiresco e sedutor nos personagens. Beijocas Selma ♥

    Sorriso Jovem | SJ Oficial Fanpage


    ResponderExcluir
  2. O único livro sobre vampiros que li foi crepúsculo e mesmo assim parei no primeiro livro.
    Mas, minha irmã adora essas histórias. Vou recomendar a série pra ela.

    Selma, muito obrigada por seu carinho e atenção nos comentários que costuma fazer lá no meu recinto -denominado blog-!
    Um grande abraço querida!

    ResponderExcluir
  3. Selma, você é uma figura!
    Ri muito com seu comment Ahahahaha!
    Obrigada pela sua maravilhosa presença em meu canto ♡

    ResponderExcluir
  4. Nao conhecia os livros e nem a série, ando muito saturada sobre vampiros, sabe? Apesar de gostar de algumas abordagens.
    Fiquei bastante interessada, vou buscar saber mais.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei interessante

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia os livros e fiquei muito interessada, com certeza irei procurar mais a fundo. Amo histórias com vampiros e não posso perder essa. Logo de cara amei a baby vamp. Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Oi,Selma ♡ Tudo bem? Vou lhe dizer que livros de vampiros é uma atração inesperada,e se eu lhe dizer que nunca li um livro relacionado ao tema você vai ficar impressionada? Digo - lhe que estou com muita vontade de ler,pois sua resenha me motivou e obrigado por disponibilizar o link para download. Irei ler e prometo (quando eu terminar) aparecer aqui e dizer minhas conclusões sobre ele!

    Beijos ♡
    reckless

    ResponderExcluir
  8. Uou! Minha prima é fã de vampiros e vai adorar esse livro!! Adorei a resenha

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.