12/02/2017

Morto até o Anoitecer | As Crônicas de Sookie Stackhouse - Livro 1


Quando eu comecei a ver True Blood, lá pelo final de 2010 e início de 2011 foi por um motivo bem tosco: li numa matéria de uma revista adolescente que ela era uma das séries que fazia muito sucesso por conta da trama vampiresca. A revista era a TodaTeen e a capa era nada mais nada menos que algo como "Saiba tudo sobre Crepúsculo!". Sim, todo mundo tem essas fases esquisitas. A questão é que eu não parei de gostar da saga de Stephenie Meyer, foi só que eu me toquei que era viagem demais esperar que vampiros reais brilhassem no sol. Com True Blood e seu enredo inédito sobre a revelação e convívio humanos/vampiros, meu vício literário/cinematográfico atingiu outros âmbitos. Agora sim eu conhecia vampiros de verdade. E com uma maestria comparável a outros autores do gênero. Da descoberta da série pra decidir ir ler os livros foi mero acaso. No meio da empolgação ao som da trilha sonora inicial, percebi o "based on the" e procurei afundo. Sem grana pra comprar os livros, comecei a ler pelo celular mesmo e foi tão empolgante que sequer reclamei de cansaço na vista.

Morto até o Anoitecer é o primeiro livro da série que narra a vida de Sookie Stackhouse. Nesse primeiro momento, conhecemos a jovem garçonete de Louisiana e seus dons telepáticos. Somos levados — através de sua visão — a conhecer um mundo em que humanos convivem "pacificamente" com vampiros graças a invenção de um sangue sintético por parte de cientistas japoneses. William Compton retorna à Bon Temps, sua cidade de criação, após dois anos do que é chamado Grande Revelação — quando os vampiros puderam revelar sua existência aos meros mortais. Numa visita ao Merllote's Bar and Grill, Bill (William) conhece Sookie e a partir daí toda a trama se desenvolve. Com a companhia do "seu vampiro" — como ela mesma gosta de chamar —, a telepata passa a conhecer o submundo vampírico e todas as leis que regem os seres sobrenaturais.


Dos livros da série, esse é o único que foi adaptado quase que fielmente para a produção da série. A diferença principal — e gritante pra quem lê depois de ter assistido a série — é a ausência da melhor amiga de Sookie, Tara Thornton, que só aparece com mais ênfase no segundo livro e mesmo assim, sem grande destaque aparente. A falta de Tara parece não mudar muito até o ponto em que ela é mais importante, e aí começam as grandes divergência entre série/livro, o que incrivelmente torna a história ainda melhor. 

A leitura é bem fluida e descomplicada. Os personagens tem personalidade forte, mas sabem mudar o comportamento de vez em quando. Disparado, meu personagem preferido é Eric Northman — tanto na série, quanto no livro. Eric é o vampiro viking com um milênio de idade. Com inteligência aguçada e sarcasmo além do limite. Com tiradas bem sacadas e ironia em quase tudo o que fala, o dono do Fangtasia dá um tom de humor ao livro.


Acredito que ler depois de ter assistido à uma adaptação faz com que se torne impossível imaginar os personagens senão à ótica já produzida e talvez no caso de As Crônicas de Sookie Stackhouse soe como um ponto favorável, já que a autora às vezes peca demais nas descrições dos personagens e erra em outros, como a roupa, por exemplo, que em várias cenas é bem descrito demais, entendem? Talvez seja um problema da tradução, já que os livros passaram por duas editoras aqui no Brasil e sem grande divulgação, tanto é que os livros só foram publicados impressos até o terceiro ou quarto livro e o restante foram todos traduzidos por fãs.

No mais, eu acredito que ler o livro é uma experiência à parte da série e vice-versa, principalmente por um personagem crucial e super querido pelos leitores da série: Bubba. Bubba é nada mais nada menos que Elvis Presley! Sim, ele foi transformado enquanto estava com o corpo repleto de drogas e álcool e por isso não passou muito nos conformes para o lado sobrenatural: ou seja, todas as "aparições" do rei do rock foram reais! Na verdade o nome não é mencionado (por conta dos direitos autorais), mas ela fala do "rei de Memphis". Tem como não amar a Charlaine? Enfim, não dá pra ler a série de livros esperando uma explicação a mais do que a HBO apresenta, já que os dois enredos seguem caminhos diferentes. Só que eu garanto: os dois merecem atenção.

Ficha técnica

Esqueça tudo o você já ouviu sobre vampiros. Os mortos-vivos ganharam o direito de existir legalmente. O vampiro Bill Compton está disposto a tudo para se estabelecer em sua cidade natal. O que ele não contava era com uma série de assassinatos inexplicáveis, a desconfiança dos moradores locais e o envolvimento com uma bela - e teimosa - garçonete telepata.


Título original: Dead Until Dark
Autora: Charlaine Harris
Editora: Prestígio
Páginas: 316
Nota: 4/5

DOWNLOAD AQUI
(LeLivros - Disponível em PDF, ePUB e mobi)

13 comentários:

  1. Eu estou muito viciada no seu blog!
    Bom, eu amo séries de vampiro, assim como filmes mas nunca tive oportunidade de ler um livro sobre vampiros... Acredita? Essa sua indicação é bem antiga, pelo ano que você assistiu, eu não sei por onde você assistiu e eu queria saber. Ah, queria ter a oportunidade de ler o livro também, queria ler antes de conseguir assistir até mesmo. Ah, sobre sua experiencia, você sentiu muita coisa diferença de um para o outro? Pois vamos combinar que muitos autores mudam completamente o filme do livro, mesmo você falando que foi algo feito fielmente ao livro, sabemos que tem muitas diferenças: como você citou: a irmã que não aparece.

    Enfim, tentei explicar e confundi um pouco, espero que me entenda. Acho que vou baixar e tentar me explicar melhor, assim que eu terminar de experimentar o PSCS3 que eu estou baixando, eu venho aqui baixar! Obrigada por essa resenha maravilhosa.
    http://suete-r.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu to viciada em receber seus comentários, Ana!
      Sério? Eu já li vááários, apesar de que série de livros do gênero essa é a primeira. Ana, eu ainda to assistindo. Comecei a ver lá por 2010, mas até hoje enrolo na quinta temporada. Olha, eu acho melhor assistir primeiro e depois ler, viu? Esse não é do tipo de conselho que eu costumo dar, mas se referindo a True Blood acho que funciona melhor fazer o inverso.

      É diferente, mas esse primeiro livro ainda tem muito enredo igual na série, só que essas pequenas diferenças é o que fazem a grande mudança a partir da segunda temporada entende? Baixa sim! Recomendo muito.

      E eu que agradeço por cada comentário seu! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  2. Não gosto muito desse gênero, maaaass sua resenha ficou tão bem feita e completinha que me deu vontade de ler. Sério mesmo hahaha.


    xox
    Próxima Primavera
    Participe do sorteio de 1 ano do blog (2 livros + brinde)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério mesmo? Obrigada! No meu caso, eu sou suspeita pra falar porque tenho uma paixonite pelo gênero sobrenatural em geral, mas vampiros e lobisomens sempre me chamaram mais atenção.
      Recomendo a leitura, flui bem e rapidinho você se vê envolvida com a vida da Sookie.

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  3. Primeiramente, AMEI o título do seu blog. SP vai ter sempre um cantinho no meu coração e só conterrâneos para entender esse amor.
    Eu lembro que fui até a segunda temporada de True Blood até que comecei a desapegar. Não sei se a trama vampiresca ficou meio batida lá pelos meados de 2010 - era muito crepúsculo para nossa cabecinha -, mas acho que foi bom para descansar a imagem. Super leria esse e achei o máximo que você ainda incluiu o link do lelivro, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kari! Não tem como não morrer de amores por essa pequena grande cidade, né?
      Olha, você parou na temporada em que a série realmente começa a ficar boa! Eu acho que você devia voltar atrás e rever desde o começo, hein? haha Pior que foi, acho que True Blood ter estreado justo naquela época acabou deixando meio saturado o gênero, mas enfim.
      LeLivro é a maravilha do mundo moderno! haha

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  4. Morta que existe uma saga de True Blood e eu nunca ouvi falar huahuahuhua
    Eu gosto muito de vampiros, porém os que vieram antes de Crepúsculo. Acho que tem um marco na história dos vampiros, né? Antes de Crepúsculo - Depois de Crepúsculo huahua.
    True Blood é mais fiel aos vampiros de antes, e eu só não assisti até o final porque fui viciando em outras séries na época.

    bruna-morgan.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só fui perceber quase seis anos depois, então tá tudo bem! kkkk
      Eu concordo com você! A Charlaine escreveu o primeiro livro dela em 98, se não me engano e acho que por isso salvou-se muito dessa essência - deles serem realmente frios e não darem a mínima para os humanos. Eu acho que a graça é essa! Depois de Crepúsculo, o que surgiu de vampiro por aí se envolvendo e caindo de amores por certas humanas...
      Recomendo voltar a ver, hein? haha

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  5. Mas olha só que temos mudança de visual por aqui (tem, não tem? ou tô ficando doida?)
    Eu era dessas apaixonadas por Crepúsculo, mas nunca mais vi nada sobre vampiros desde então. Gostei demais da resenha da série/livro e achei sensacional que você falou dos dois, o que nos deixa entender que vale a pena ler e ver. Só não sei em que ordem.

    PS: morrendo de vergonha de você falando do meu vídeo no Snapgram :P


    Beijo beijo beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim! Eu fiz esse fim de semana e só ia mudar mês que vem, mas fiquei tão apaixonadinha pelo meu próprio feito que tive que instalar logo - leonina, sabe como é.
      Olha, como eu respondi pra Ana, eu acabo recomendando assistir primeiro pra depois ler, porque a leitura lá pelo quinto livro fica meio cansativa e só o ânimo que a série te dá é que impulsiona pra continuar lendo e como a Charlaine não descreve muito bem os personagens, pelo menos a série cumpre essa parte melhor.

      Hahaha, que nada!

      Obrigada pelo comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  6. Acho que nunca li nada sobre vampiros - vamos esquecer A saga Crepúsculo, eu também já gostei muito dela- e esse livro pode ser o primeiro.
    Eu gostei bastante do seu blog, moro no ABC e amo São Paulo s2
    Tentarei voltar mais vezes, não me entenda mal, é que meu blog é wordpress e eu costumo perder fácil links do blogspot porque nunca me lembro de acessar a lista de favoritos do navegador =(

    Parabéns pelo blog e por esse template maravilhoso


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, vamos deixar de lado haha! E tem como não amar? ♥
      Não se preocupe! Eu vou tentar visitar com frequência o seu, aí a gente se encontra!
      Obrigada por esse comentário! :)
      Beijão ♥

      Excluir
  7. Eu amo filmes e séries de vampiros, mas confesso que nunca me interessei para ler um livro sobre.

    http://www.ocabeloemeuedai.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Fico muito feliz de que leu o que escrevi com carinho e vai me dedicar um pouco do seu tempo para deixar um comentário. Eu agradeço. Eu tenho costume de responder a todos os comentários, então deixe marcado a caixinha "Notifique-me" no canto inferior direito da caixa de mensagem para receber a atualização em seu e-mail ou sinta-se à vontade para voltar a esse post e ver o que eu te respondi.
Um beijão, Selma Barbosa.